Análise de imagens em livros didáticos da Física.

Título
Análise de imagens em livros didáticos da Física.
Autor
Webster Spiguel Cassiano
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O trabalho visa contribuir para a análise do papel das imagens nos livros didáticos de Física. Sabe-se que as imagens desempenham um papel pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. No livro didático, sua principal função é a de subsidiar a melhor compreensão do texto, facilitando a construção de um modelo mental do conteúdo ou do objeto apresentado. As imagens podem ainda estimular a leitura, tornando essa tarefa menos cansativa para o aluno. Não obstante o uso das imagens no ensino de Física, bem como de outras Ciências da Natureza seja intenso, não se construiu ainda, base metodológica sólida para a análise sistemática de imagens. Neste trabalho, são propostas grades, para auxiliar a análise imagética sob o aspecto morfológico e funcional. Morfologicamente as imagens são examinadas quanto ao seu tipo, área de ocupação, quantidade por página, uso de legendas e cor. Funcionalmente, são analisadas quanto ao seu papel desempenhado em determinado contexto. Investiga-se ainda, acerca do grau de iconicidade das imagens presentes nos livros didáticos de Física. Os resultados obtidos levaram a conclusões que evidenciam a importância da imagem na transmissão dos conceitos físicos, via texto didático. Com efeito, a análise morfológica revelou a presença média de 2,8 imagens por página, enquanto a análise funcional mostrou que cerca de dois terços das imagens podem ser considerados imprescindíveis para a compreensão dos conceitos apresentados no texto escrito. Assim, as imagens, na sua dimensão pedagógica, não podem ser vistas apenas como "figuras que embelezam e ajudam a vender um livro", mas como forma de linguagem que pode contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos e para a otimização da dinâmica de comunicação em sala de aula.
Palavras Chave
imagem, livro didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos