Motivação e ensino de genética: um enfoque atribucional sobre a escolha da área, prática docente e aprendizagem.

Título
Motivação e ensino de genética: um enfoque atribucional sobre a escolha da área, prática docente e aprendizagem.
Autor
Talita Borges Castelão
Orientação
José Mariano Amabis
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Ano
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A Genética tem causado muito impacto no mundo contemporâneo. Jornais e revistas são alvo diário de informações sobre genoma, clonagem, células-tronco e biologia molecular, de um modo geral. Embora temas genéticos cheguem diariamente à casa das pessoas, o que se vê é uma discrepância entre os avanços científicos na área e a compreensão de alunos, professores e público geral sobre seus fenômenos e desenvolvimento. Entendendo que o ensino da Genética não pode prescindir de um profissional crítico, comprometido política e eticamente, este estudo investigou temas relacionados à escolha da área, prática docente e aprendizagem. A essência do problema foi conhecer as percepções (causas atribuídas) de professores e alunos sobre as relações existentes entre motivação e ensino de genética, visando influir na melhoria da qualidade do ensino nessa área. De acordo com os objetivos, a pesquisa teve um caráter explicativo. Considerando os procedimentos técnicos, o delineamento adotado foi o estudo de caso. A amostra, não probabilista, por tipicidade, inclui biólogos licenciados e graduandos em Ciências Biológicas de 10 instituições de Ensino Superior dos municípios de Salvador (BA) e São Paulo (SP). Foram pesquisados 50 indivíduos (14 professores e 36 alunos). O instrumento utilizado foi a entrevista estruturada, analisada qualitativamente com a técnica do discurso do sujeito coletivo, tendo como referencial teórico a teoria da atribuição de causalidade de Fritz Heider. Os resultados revelam que a escolha profissional é direcionada fortemente por motivações relacionadas à aptidão, tendo também a participação de causas externas (influência de professores e outros), em menor intensidade. Na área de genética, especificamente, o modismo da Biologia Molecular e expectativa de retorno financeiro são influências significativas, compatíveis com o momento histórico que vivemos. As motivações do professor para ensinar genética estão assentadas, essencialmente, no aprendizado do aluno, apesar de enfrentarem realidades vinculadas a aspectos estruturais das próprias instituições onde trabalham e do sistema educacional brasileiro como um todo. Acreditam que muitos alunos não aprendem genética pela ausência de conceituação prévia (conhecimento subsunçor) e, formas de raciocínios requeridos na disciplina. Apontam o investimento no relacionamento interpessoal professor-aluno como a principal estratégia de ensino utilizada. As motivações do aluno para aprender genética decorrem de causas internas - gostar da disciplina, por exemplo - e externas, centradas geralmente na figura do professor, identificado por eles como "bom", quando tem didática e gosta de ensinar. Consideram Genética uma disciplina interessante e motivadora e afirmam que é a matéria do futuro. Professores e alunos indicam maior dificuldade na compreensão da genética molecular e uso de interpretação matemática. Reconhecem que a sociedade precisa de conhecimentos sobre genética e sugerem que para tornar o ensino nessa área mais interessante, deve-se contextualizar o conteúdo, realizar aulas práticas, melhorar a didática do professor, investir no preparo do aluno durante o ensino médio e usar recursos com animação, dentre outros. As atribuições de causalidade são elementos determinantes na escolha profissional, ensino e aprendizagem. É importante conhecer as atribuições feitas por professores e alunos sobre aspectos motivacionais ligados à genética, com vistas a promover intervenções que levam à modificação das atribuições negativas sobre a disciplina e adoção de uma prática com finalidades educativas reais.
Palavras Chave
Ensino de Genética; Percepções; Motivação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno