O projeto de educação continuada na Estação Ciência: um estudo de caso.
Título
O projeto de educação continuada na Estação Ciência: um estudo de caso.
O projeto de educação continuada na Estação Ciência: um estudo de caso.
Ensino de Ciências
Autor
Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro
Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburger
Ernst Wolfgang Hamburger
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho de pesquisa envolveu o estudo do Projeto de Educação Continuada realizado pela Estação Ciência, no ano de 1997, o qual fez parte do Projeto de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi coordenado na USP através da Faculdade de Educação. O projeto foi destinado aos profissionais ligados ao ensino fundamental e médio, porém, teve participação majoritária daqueles que exerciam a docência. O estudo teve como objetivo avaliar o projeto segundo as expectativas e necessidades apontadas por seus participantes, bem como as influências que provocou, e a utilização no trabalho pedagógico dos professores. Como parte da pesquisa, foi feito o acompanhamento de três cursos que compunham o projeto, o que possibilitou verificar as aplicações do trabalho desenvolvido nestes, na prática dos professores em sala de aula e seus desdobramentos em outras atividades. O estudo procurou traçar os aspectos relevantes da concepção de formação continuada de professores como um processo permanente que deve envolver os educadores do ensino fundamental e médio, a Universidade e políticas educacionais, valorizando e provocando mudanças na prática pedagógica dos professores.
O trabalho de pesquisa envolveu o estudo do Projeto de Educação Continuada realizado pela Estação Ciência, no ano de 1997, o qual fez parte do Projeto de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi coordenado na USP através da Faculdade de Educação. O projeto foi destinado aos profissionais ligados ao ensino fundamental e médio, porém, teve participação majoritária daqueles que exerciam a docência. O estudo teve como objetivo avaliar o projeto segundo as expectativas e necessidades apontadas por seus participantes, bem como as influências que provocou, e a utilização no trabalho pedagógico dos professores. Como parte da pesquisa, foi feito o acompanhamento de três cursos que compunham o projeto, o que possibilitou verificar as aplicações do trabalho desenvolvido nestes, na prática dos professores em sala de aula e seus desdobramentos em outras atividades. O estudo procurou traçar os aspectos relevantes da concepção de formação continuada de professores como um processo permanente que deve envolver os educadores do ensino fundamental e médio, a Universidade e políticas educacionais, valorizando e provocando mudanças na prática pedagógica dos professores.
Palavras Chave
Estação Ciência; Projeto; Formação Continuada.
Estação Ciência; Projeto; Formação Continuada.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Organização da Inst. Não-Escolar
Formação de Professores, Organização da Inst. Não-Escolar