O projeto de educação continuada na Estação Ciência: um estudo de caso.

Título
O projeto de educação continuada na Estação Ciência: um estudo de caso.
Ensino de Ciências
Autor
Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburger
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho de pesquisa envolveu o estudo do Projeto de Educação Continuada realizado pela Estação Ciência, no ano de 1997, o qual fez parte do Projeto de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi coordenado na USP através da Faculdade de Educação. O projeto foi destinado aos profissionais ligados ao ensino fundamental e médio, porém, teve participação majoritária daqueles que exerciam a docência. O estudo teve como objetivo avaliar o projeto segundo as expectativas e necessidades apontadas por seus participantes, bem como as influências que provocou, e a utilização no trabalho pedagógico dos professores. Como parte da pesquisa, foi feito o acompanhamento de três cursos que compunham o projeto, o que possibilitou verificar as aplicações do trabalho desenvolvido nestes, na prática dos professores em sala de aula e seus desdobramentos em outras atividades. O estudo procurou traçar os aspectos relevantes da concepção de formação continuada de professores como um processo permanente que deve envolver os educadores do ensino fundamental e médio, a Universidade e políticas educacionais, valorizando e provocando mudanças na prática pedagógica dos professores.
Palavras Chave
Estação Ciência; Projeto; Formação Continuada.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Organização da Inst. Não-Escolar