Representações de professores de Ciências sobre formação continuada: o caso do encontro pedagógico mensal da prefeitura da cidade do Recife.
Título
Representações de professores de Ciências sobre formação continuada: o caso do encontro pedagógico mensal da prefeitura da cidade do Recife.
Representações de professores de Ciências sobre formação continuada: o caso do encontro pedagógico mensal da prefeitura da cidade do Recife.
Autor
Cristianne Lopes
Cristianne Lopes
Orientação
Zélia Maria Soares Jófili
Zélia Maria Soares Jófili
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo inicial investigar as representações de professores de Ciências sobre as contribuições para sua prática pedagógica, do programa de formação continuada intitulado "Encontro Pedagógico Mensal" (EPM). Na análise dos depoimentos dos professores foi gerado um segundo objetivo - verificar a presença dos sintomas de burnout. A pesquisa de campo, realizada no período de agosto de 2002 a julho de 2003, acompanhou o desenrolar do programa de formação continuada dos professores de Ciências, desenvolvido pela Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (SEC-RECIFE). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionário com questões fechadas e entrevistas com professores de Ciências do 3° e 4° ciclos do ensino fundamental, que participaram dos EPMs no período em tela e que estavam atuando em sala de aula. De uma população de 53 (cinqüenta e três) professores efetivos foram selecionados 14 (catorze), aleatoriamente. Pôde-se constatar um descompasso entre as representações desses professores sobre formação continuada e o que o programa oferecido pela Prefeitura, vem de fato oferecendo. Quanto às contribuições do EPM para a sua prática, ficou claro que, para a maioria dos entrevistados, inexistem. Constatou-se, também, ao comparar suas respostas com a escala proposta por Malash, que todos os professores apresentaram sintomas da síndrome de burnout, em graus diferentes. Foram, também, apontadas sugestões para a superação dos obstáculos encontrados.
Este trabalho teve como objetivo inicial investigar as representações de professores de Ciências sobre as contribuições para sua prática pedagógica, do programa de formação continuada intitulado "Encontro Pedagógico Mensal" (EPM). Na análise dos depoimentos dos professores foi gerado um segundo objetivo - verificar a presença dos sintomas de burnout. A pesquisa de campo, realizada no período de agosto de 2002 a julho de 2003, acompanhou o desenrolar do programa de formação continuada dos professores de Ciências, desenvolvido pela Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (SEC-RECIFE). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionário com questões fechadas e entrevistas com professores de Ciências do 3° e 4° ciclos do ensino fundamental, que participaram dos EPMs no período em tela e que estavam atuando em sala de aula. De uma população de 53 (cinqüenta e três) professores efetivos foram selecionados 14 (catorze), aleatoriamente. Pôde-se constatar um descompasso entre as representações desses professores sobre formação continuada e o que o programa oferecido pela Prefeitura, vem de fato oferecendo. Quanto às contribuições do EPM para a sua prática, ficou claro que, para a maioria dos entrevistados, inexistem. Constatou-se, também, ao comparar suas respostas com a escala proposta por Malash, que todos os professores apresentaram sintomas da síndrome de burnout, em graus diferentes. Foram, também, apontadas sugestões para a superação dos obstáculos encontrados.
Palavras Chave
Formação Continuada, Ensino de Ciências, representações sociais,
Formação Continuada, Ensino de Ciências, representações sociais,
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor