A construção da (auto) imagem do professor: Os saberes explícitos e implícitos nos discursos de professores de Física sobre a prática docente e a formação inicial.
Título
A construção da (auto) imagem do professor: Os saberes explícitos e implícitos nos discursos de professores de Física sobre a prática docente e a formação inicial.
A construção da (auto) imagem do professor: Os saberes explícitos e implícitos nos discursos de professores de Física sobre a prática docente e a formação inicial.
Autor
Giselle Faur de. Castro
Giselle Faur de. Castro
Orientação
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Essa dissertação trata de uma pesquisa sobre Prática Docente e Ensino de FÃsica desenvolvida a partir de depoimentos de cinco professores de FÃsica do Ensino Médio, recém-formados, oriundos do curso de Licenciatura em FÃsica de uma mesma instituição pública. Partindo do que esses professores nos revelam, em seus depoimentos/discursos, sobre suas identidades docentes – suas auto-imagens –, o que se pretende nessa pesquisa é evidenciar saberes que baseiam/delineam suas práticas e identidades profissionais, além de identificar a relação desses saberes com a sua formação inicial. A pesquisa tem por caracterÃstica ser um estudo de caso. Os professores, nossos sujeitos, foram convidados a responder a um questionário e a gravar em áudio uma entrevista semi-estruturada, transcrita para posterior análise. Por meio do questionário, se identifica a formação inicial/continuada dos sujeitos e suas atividades profissionais atuais. Esse questionário contém também uma pergunta aberta sobre os objetivos dos professores para o Ensino de FÃsica. Já na entrevista, os sujeitos são questionados sobre como avaliam sua prática docente e a influência nela da formação inicial que tiveram. O projeto e a análise dos resultados da pesquisa estruturam-se a partir de dois referenciais teóricos: Maurice Tardif com objetivo de entender a natureza dos Saberes que fundamentam as práticas docentes; e Mikhail Bakhtin para compreender, por meio da Análise do Discurso (entrevistas e questionários), os processos dialógicos presentes tanto nas práticas pedagógicas, concebidas como sendo sociais, históricas e temporais, quanto na construção dos saberes e das identidades docentes, além de influentes também nas situações da pesquisa. As análises mostram que é possÃvel identificar, a partir dos discursos dos sujeitos, saberes que baseiam suas práticas, permitindo iluminar o processo de construção de suas identidades profissionais – suas auto-imagens. Das caracterÃsticas dessas identidades, é possÃvel inferir marcas comuns – uso da experimentação; ênfase nas concepções alternativas dos alunos; relação dos conteúdos com o cotidiano; referência ao técnico de laboratório da Universidade –, provavelmente construÃdas na Formação Inicial, ao mesmo tempo em que se torna claro que os professores fazem escolhas individuais, durante a licenciatura, que levam a trajetórias próprias e conduzem a diferentes identidades. Essas escolhas caracterizam o auto-projeto de formação traçado pelos licenciandos, que, na maioria das vezes, não é cogitado pelos currÃculos das licenciaturas. Assim, os programas de formação devem estar atentos à possÃvel participação dos licenciandos nas decisões sobre o currÃculo da própria formação inicial e a suas escolhas individuais, determinantes na construção de suas identidades docentes.
Essa dissertação trata de uma pesquisa sobre Prática Docente e Ensino de FÃsica desenvolvida a partir de depoimentos de cinco professores de FÃsica do Ensino Médio, recém-formados, oriundos do curso de Licenciatura em FÃsica de uma mesma instituição pública. Partindo do que esses professores nos revelam, em seus depoimentos/discursos, sobre suas identidades docentes – suas auto-imagens –, o que se pretende nessa pesquisa é evidenciar saberes que baseiam/delineam suas práticas e identidades profissionais, além de identificar a relação desses saberes com a sua formação inicial. A pesquisa tem por caracterÃstica ser um estudo de caso. Os professores, nossos sujeitos, foram convidados a responder a um questionário e a gravar em áudio uma entrevista semi-estruturada, transcrita para posterior análise. Por meio do questionário, se identifica a formação inicial/continuada dos sujeitos e suas atividades profissionais atuais. Esse questionário contém também uma pergunta aberta sobre os objetivos dos professores para o Ensino de FÃsica. Já na entrevista, os sujeitos são questionados sobre como avaliam sua prática docente e a influência nela da formação inicial que tiveram. O projeto e a análise dos resultados da pesquisa estruturam-se a partir de dois referenciais teóricos: Maurice Tardif com objetivo de entender a natureza dos Saberes que fundamentam as práticas docentes; e Mikhail Bakhtin para compreender, por meio da Análise do Discurso (entrevistas e questionários), os processos dialógicos presentes tanto nas práticas pedagógicas, concebidas como sendo sociais, históricas e temporais, quanto na construção dos saberes e das identidades docentes, além de influentes também nas situações da pesquisa. As análises mostram que é possÃvel identificar, a partir dos discursos dos sujeitos, saberes que baseiam suas práticas, permitindo iluminar o processo de construção de suas identidades profissionais – suas auto-imagens. Das caracterÃsticas dessas identidades, é possÃvel inferir marcas comuns – uso da experimentação; ênfase nas concepções alternativas dos alunos; relação dos conteúdos com o cotidiano; referência ao técnico de laboratório da Universidade –, provavelmente construÃdas na Formação Inicial, ao mesmo tempo em que se torna claro que os professores fazem escolhas individuais, durante a licenciatura, que levam a trajetórias próprias e conduzem a diferentes identidades. Essas escolhas caracterizam o auto-projeto de formação traçado pelos licenciandos, que, na maioria das vezes, não é cogitado pelos currÃculos das licenciaturas. Assim, os programas de formação devem estar atentos à possÃvel participação dos licenciandos nas decisões sobre o currÃculo da própria formação inicial e a suas escolhas individuais, determinantes na construção de suas identidades docentes.
Palavras Chave
Análise do conhecimento;prática docente;identidade docente
Análise do conhecimento;prática docente;identidade docente
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores