Concepções e práticas e de professores de Ciências Naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental.

Título
Concepções e práticas e de professores de Ciências Naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental.
Autor
Paula Morcelli de Castro
Orientação
Cristina Pereira Gaglianone
Instituição
UNIFESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Sa
Ano
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
No ambiente escolar o professor, além de ser importante modelo, é aliado potencial na construção de conhecimentos sobre temas da área de nutrição. Conhecer as concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental sobre alimentação e nutrição. Trata-se de pesquisa transversal, com abordagem qualitativa, realizada em seis escolas do ensino fundamental do Município de Santos, São Paulo. Utilizou-se questionário para coleta de dados onde as informações foram preenchidas por docentes dos 4º e 5º anos. A totalidade de participantes da pesquisa n = 32 é do sexo feminino e tem idade entre 29 e 67 anos, 29 docentes possuem nível superior. Em relação à concepção dos docentes sobre alimentação e nutrição, observaram-se conceitos inadequados sobre alimentos substitutos ou equivalentes. Além disto, a interpretação sobre alimentação saudável mostrou-se equivocada, pois condicionou presença de restrições alimentares. Entre as estratégias pedagógicas, utilizadas para a abordagem do tema alimentação saudável na prática docente, se encontraram: leitura e pesquisas em jornais e revistas, livros didáticos, discussões, diálogos, conversas informais, entrevistas, confecção de cartazes, montagem de painéis, utilização de outros recursos audiovisuais, laboratório de informática, dramatização, experiências e vivências de cada um. Sobre experiências das professoras em relação ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação se observou que a percepção das mesmas sobre o uso do ambiente virtual é propícia a trocas de experiências, representando um local que permite aprendizagens para a formação das docentes e enriquecendo e auxiliando na aquisição de seus conhecimentos. Observou-se nesse estudo que alguns conteúdos sobre alimentação e nutrição se mostraram equivocados na concepção dos docentes, refletindo na necessidade de processo de formação destes. Em relação às práticas pedagógicas relatadas, estas se apresentaram bastante diversificadas para a abordagem do tema. Porém, há necessidade de realizar mais pesquisas incluindo outras populações que possam orientar o processo de ensino-aprendizagem, para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na construção de conhecimentos sobre alimentação e nutrição de alunos e professores.
Palavras Chave
alimentação saudável, professores de Ciências, pratica pedagógica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor