Abordagens e práticas relacionadas à Educação Ambiental de escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre.
Título
Abordagens e práticas relacionadas à Educação Ambiental de escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre.
Abordagens e práticas relacionadas à Educação Ambiental de escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre.
Autor
Rejane dos Anjos de Castro
Rejane dos Anjos de Castro
Orientação
Ana Maria Leal Zanchet
Ana Maria Leal Zanchet
Instituição
UNISINOS
UNISINOS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
São Leopoldo/RS
São Leopoldo/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A Política Educacional Brasileira incluiu o tema “Meio Ambiente” como transversal, ou seja, como uma temática a ser estudada em todas as áreas do conhecimento presentes no cotidiano escolar. No entanto, o conhecimento sobre a forma como a Educação Ambiental (EA) é abordada nas escolas brasileiras é escasso. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, em escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quais as principais abordagens e práticas, realizadas pelos professores de 5ª a 8ª séries, relacionadas ao tema EA, com ênfase na questão da conservação da biodiversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em quinze escolas de Ensino Fundamental, divididas em três tipos de instituições (municipais, estaduais e particulares). A pesquisa foi realizada principalmente através da aplicação de um questionário com professores que atuam em projetos de EA, contendo questões abertas, sendo alguns aspectos destes projetos esclarecidos em entrevista com a equipe pedagógica e a direção das escolas. Observou-se que, apesar de as 15 escolas pesquisadas desenvolverem projetos em EA, as disciplinas de geografia e ciências concentram os estudos sobre o Meio Ambiente, principalmente no que se refere ao enfoque da conservação da biodiversidade. O tema é tratado pela maioria dos professores das diferentes disciplinas utilizando-se de assuntos que incluem vários biomas brasileiros, mas com maior enfoque na Mata Atlântica e nos Pampas gaúchos. De acordo com os professores, os principais assuntos relacionados à EA abordados em diferentes disciplinas foram reciclagem de lixo, poluição versus conservação e preservação. Ao abordar as ameaças à conservação da biodiversidade, os professores consideram como principais causas da perda da biodiversidade a poluição, o desmatamento, a caça e pesca predatória e o efeito estufa. Os tipos de aulas ministradas pelos professores para tratar o tema EA são representadas por aulas teóricas e práticas com atividades de campo. Das escolas pesquisadas, várias escolas públicas realizam atividades de campo no entorno da escola, diferentemente das escolas particulares que realizam excursões em locais variados. Apesar das diferentes metodologias e abordagens na aplicação da EA, a maioria dos professores pesquisados discutem com seus alunos ações que podem ser implementadas para conservar a biodiversidade percebendo mudanças nas atitudes dos alunos frente às questões ambientais. Os resultados do presente trabalho indicam que, considerando a ênfase na conservação da biodiversidade, apesar de algumas lacunas a serem preenchidas, as 15 escolas pesquisadas desenvolvem, de uma maneira geral, uma abordagem adequada em EA.
A Política Educacional Brasileira incluiu o tema “Meio Ambiente” como transversal, ou seja, como uma temática a ser estudada em todas as áreas do conhecimento presentes no cotidiano escolar. No entanto, o conhecimento sobre a forma como a Educação Ambiental (EA) é abordada nas escolas brasileiras é escasso. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, em escolas de ensino fundamental do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, quais as principais abordagens e práticas, realizadas pelos professores de 5ª a 8ª séries, relacionadas ao tema EA, com ênfase na questão da conservação da biodiversidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em quinze escolas de Ensino Fundamental, divididas em três tipos de instituições (municipais, estaduais e particulares). A pesquisa foi realizada principalmente através da aplicação de um questionário com professores que atuam em projetos de EA, contendo questões abertas, sendo alguns aspectos destes projetos esclarecidos em entrevista com a equipe pedagógica e a direção das escolas. Observou-se que, apesar de as 15 escolas pesquisadas desenvolverem projetos em EA, as disciplinas de geografia e ciências concentram os estudos sobre o Meio Ambiente, principalmente no que se refere ao enfoque da conservação da biodiversidade. O tema é tratado pela maioria dos professores das diferentes disciplinas utilizando-se de assuntos que incluem vários biomas brasileiros, mas com maior enfoque na Mata Atlântica e nos Pampas gaúchos. De acordo com os professores, os principais assuntos relacionados à EA abordados em diferentes disciplinas foram reciclagem de lixo, poluição versus conservação e preservação. Ao abordar as ameaças à conservação da biodiversidade, os professores consideram como principais causas da perda da biodiversidade a poluição, o desmatamento, a caça e pesca predatória e o efeito estufa. Os tipos de aulas ministradas pelos professores para tratar o tema EA são representadas por aulas teóricas e práticas com atividades de campo. Das escolas pesquisadas, várias escolas públicas realizam atividades de campo no entorno da escola, diferentemente das escolas particulares que realizam excursões em locais variados. Apesar das diferentes metodologias e abordagens na aplicação da EA, a maioria dos professores pesquisados discutem com seus alunos ações que podem ser implementadas para conservar a biodiversidade percebendo mudanças nas atitudes dos alunos frente às questões ambientais. Os resultados do presente trabalho indicam que, considerando a ênfase na conservação da biodiversidade, apesar de algumas lacunas a serem preenchidas, as 15 escolas pesquisadas desenvolvem, de uma maneira geral, uma abordagem adequada em EA.
Palavras Chave
biodiversidade, Educação Ambiental, ensino fundamental, prática pedagógica.
biodiversidade, Educação Ambiental, ensino fundamental, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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