Um estudo sobre o processo de aprendizagem docente de licenciandos-professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT.

Título
Um estudo sobre o processo de aprendizagem docente de licenciandos-professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT.
Autor
Tânia Aparecida Almeida Castro
Orientação
Sérgio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A fundamentação teórica desta pesquisa defende a ideia de que o desenvolvimento da aprendizagem docente é um processo continuum na trajetória formativa pessoal e profissional do professor. Levando em consideração que a UFMT montou um curso, emergencial, em Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, para superar a carência de professores habilitados nessa área, foram entrevistados cinco licenciandos-professores desse curso,– docentes das redes de ensino estadual e municipal (Rondonópolis) – à luz da investigação qualitativa e interpretativa, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência. Pelos resultados, constatou-se que as reclamações, angústias e anseios dos licenciandos-professores em LPCNM são antigos e aumentam em número, grau e intensidade, na proporção do nível de tomada de consciência de cada um. Mas, se por um lado, esses anseios e angústias representam problemas; por outro, servem de parâmetro de comparação entre a situação real e a situação desejada. De um lado; o curso de graduação que não contemplou os alunos com as ferramentas necessárias para se aprender a aprender para, assim, poderem cunhar seus próprios métodos e didáticas, estabelecendo relação teoria-prática; a escola que não contempla os professores com material didático-pedagógico, planejamento de gestão inovador e participativo sem distinção entre efetivos e interinos etc. De outro; o curso LPCNM que mostra concretamente possibilidades de como se contextualizar os conteúdos de maneira interdisciplinar, estabelecendo relação teoriaprática e instigando raciocínios diversos para promover aprendizagem, etc. Esses dois polos, permeados pela história individual de cada licenciando-professor, constituem um campo fértil para se fazer um exame das práticas pedagógicas à luz do contexto sócio-político mais amplo, a fim de corrigir/superar fatores condicionantes e tomar decisões diante das injustiças sócioeducacionais. Passar pelo mesmo processo de ensino-aprendizagem que seus alunos passarão, despertou nos entrevistados o perceber-se no universo escolar e consequente reflexão-na-ação. Eles próprios sentiram a (in)digestão de conteúdos, metodologias e didáticas de diversos modos. Na pesquisa, evidenciou-se a percepção da necessidade de mudança na prática educativa decorrente do curso. O processo reflexivo acendeu no professor o desejo de reelaborar e reconstruir os conhecimentos específicos e pedagógicos, como também a construção de novos conhecimentos profissionais para inter-relacionar teoria e prática. Evidentemente que tudo isso não exclui o mix de concepções e experiências internalizadas ao longo da formação pessoal/social/escolar de cada profissional, pois as aprendizagens se vinculam umas às outras, indicando a importância do entrelaçamento da formação inicial e continuada, para o desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência.
Palavras Chave
formação de professores em serviço, Prática Pedagógica, Formação Continuada, concepções de professores.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores