Um estudo sobre o processo de aprendizagem docente de licenciandos-professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT.
Título
Um estudo sobre o processo de aprendizagem docente de licenciandos-professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT.
Um estudo sobre o processo de aprendizagem docente de licenciandos-professores do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da UFMT.
Autor
Tânia Aparecida Almeida Castro
Tânia Aparecida Almeida Castro
Orientação
Sérgio Roberto de Paulo
Sérgio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A fundamentação teórica desta pesquisa defende a ideia de que o desenvolvimento da aprendizagem docente é um processo continuum na trajetória formativa pessoal e profissional do professor. Levando em consideração que a UFMT montou um curso, emergencial, em Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, para superar a carência de professores habilitados nessa área, foram entrevistados cinco licenciandos-professores desse curso,– docentes das redes de ensino estadual e municipal (Rondonópolis) – à luz da investigação qualitativa e interpretativa, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência. Pelos resultados, constatou-se que as reclamações, angústias e anseios dos licenciandos-professores em LPCNM são antigos e aumentam em número, grau e intensidade, na proporção do nível de tomada de consciência de cada um. Mas, se por um lado, esses anseios e angústias representam problemas; por outro, servem de parâmetro de comparação entre a situação real e a situação desejada. De um lado; o curso de graduação que não contemplou os alunos com as ferramentas necessárias para se aprender a aprender para, assim, poderem cunhar seus próprios métodos e didáticas, estabelecendo relação teoria-prática; a escola que não contempla os professores com material didático-pedagógico, planejamento de gestão inovador e participativo sem distinção entre efetivos e interinos etc. De outro; o curso LPCNM que mostra concretamente possibilidades de como se contextualizar os conteúdos de maneira interdisciplinar, estabelecendo relação teoriaprática e instigando raciocínios diversos para promover aprendizagem, etc. Esses dois polos, permeados pela história individual de cada licenciando-professor, constituem um campo fértil para se fazer um exame das práticas pedagógicas à luz do contexto sócio-político mais amplo, a fim de corrigir/superar fatores condicionantes e tomar decisões diante das injustiças sócioeducacionais. Passar pelo mesmo processo de ensino-aprendizagem que seus alunos passarão, despertou nos entrevistados o perceber-se no universo escolar e consequente reflexão-na-ação. Eles próprios sentiram a (in)digestão de conteúdos, metodologias e didáticas de diversos modos. Na pesquisa, evidenciou-se a percepção da necessidade de mudança na prática educativa decorrente do curso. O processo reflexivo acendeu no professor o desejo de reelaborar e reconstruir os conhecimentos específicos e pedagógicos, como também a construção de novos conhecimentos profissionais para inter-relacionar teoria e prática. Evidentemente que tudo isso não exclui o mix de concepções e experiências internalizadas ao longo da formação pessoal/social/escolar de cada profissional, pois as aprendizagens se vinculam umas às outras, indicando a importância do entrelaçamento da formação inicial e continuada, para o desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência.
A fundamentação teórica desta pesquisa defende a ideia de que o desenvolvimento da aprendizagem docente é um processo continuum na trajetória formativa pessoal e profissional do professor. Levando em consideração que a UFMT montou um curso, emergencial, em Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, para superar a carência de professores habilitados nessa área, foram entrevistados cinco licenciandos-professores desse curso,– docentes das redes de ensino estadual e municipal (Rondonópolis) – à luz da investigação qualitativa e interpretativa, com o objetivo de compreender como ocorre o processo de desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência. Pelos resultados, constatou-se que as reclamações, angústias e anseios dos licenciandos-professores em LPCNM são antigos e aumentam em número, grau e intensidade, na proporção do nível de tomada de consciência de cada um. Mas, se por um lado, esses anseios e angústias representam problemas; por outro, servem de parâmetro de comparação entre a situação real e a situação desejada. De um lado; o curso de graduação que não contemplou os alunos com as ferramentas necessárias para se aprender a aprender para, assim, poderem cunhar seus próprios métodos e didáticas, estabelecendo relação teoria-prática; a escola que não contempla os professores com material didático-pedagógico, planejamento de gestão inovador e participativo sem distinção entre efetivos e interinos etc. De outro; o curso LPCNM que mostra concretamente possibilidades de como se contextualizar os conteúdos de maneira interdisciplinar, estabelecendo relação teoriaprática e instigando raciocínios diversos para promover aprendizagem, etc. Esses dois polos, permeados pela história individual de cada licenciando-professor, constituem um campo fértil para se fazer um exame das práticas pedagógicas à luz do contexto sócio-político mais amplo, a fim de corrigir/superar fatores condicionantes e tomar decisões diante das injustiças sócioeducacionais. Passar pelo mesmo processo de ensino-aprendizagem que seus alunos passarão, despertou nos entrevistados o perceber-se no universo escolar e consequente reflexão-na-ação. Eles próprios sentiram a (in)digestão de conteúdos, metodologias e didáticas de diversos modos. Na pesquisa, evidenciou-se a percepção da necessidade de mudança na prática educativa decorrente do curso. O processo reflexivo acendeu no professor o desejo de reelaborar e reconstruir os conhecimentos específicos e pedagógicos, como também a construção de novos conhecimentos profissionais para inter-relacionar teoria e prática. Evidentemente que tudo isso não exclui o mix de concepções e experiências internalizadas ao longo da formação pessoal/social/escolar de cada profissional, pois as aprendizagens se vinculam umas às outras, indicando a importância do entrelaçamento da formação inicial e continuada, para o desenvolvimento da aprendizagem profissional da docência.
Palavras Chave
formação de professores em serviço, Prática Pedagógica, Formação Continuada, concepções de professores.
formação de professores em serviço, Prática Pedagógica, Formação Continuada, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores