Utilização do software Cmap Tools como instrumento para promover a aprendizagem significativa de conceitos de Física Mecânica.

Título
Utilização do software Cmap Tools como instrumento para promover a aprendizagem significativa de conceitos de Física Mecânica.
Autor
Cyntia Cavalcante
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Netto
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo verificar potencialidades do uso da ferramenta computacional Cmap Tools a qual é utilizada para construção de Mapas Conceituais para uma Aprendizagem Significativa de conceitos de Física Mecânica. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no período de setembro a dezembro de 2005, tendo como amostra alunos de graduação da disciplina de Física Mecânica da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Campus Canoas (RS). Para a pesquisa foi utilizado material introdutório sobre Mapas Conceituais bem como manuseio e utilização do Software Cmap Tools. Esta pesquisa foi desenvolvida com duas Turmas (Controle e Experimental), sendo que uma turma desenvolveu a construção dos Mapas Conceituais no Laboratório de Informática da universidade referida. Para fins de análise foi necessária a divisão das duas turmas em três grupos, onde o Grupo 1 refere-se a alunos que não utilizam ferramenta computacional para confecção dos Mapas Conceituais , o Grupo 2 é composto por alunos que utilizaram parcialmente ferramentas computacionais e finalmente o Grupo 3 composto por alunos que utilizaram ferramenta computacional - Software Cmap Tools para a construção dos Mapas Conceituais. Os resultados obtidos sugerem que à medida que o uso do computador é mais intensivo, os estudantes, apesar de demorarem mais para ganhar competências na confecção dos seus Mapas Conceituais, podem delegar determinadas tarefas mecânicas à máquina como, por exemplo, o desenho de elementos do Mapa e se concentrar em outras tarefas cognitivas mais pertinentes e que ressoam mais com o objetivo da atividade: o de refinar as relações semânticas entre os conceitos estudados de forma mais consonante com os princípios da Aprendizagem Significativa.
Palavras Chave
Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos