O Uso de Software Modellus como Estratégia de Ensino da Física no Conteúdo de Conservação de Energia.

Título
O Uso de Software Modellus como Estratégia de Ensino da Física no Conteúdo de Conservação de Energia.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Fernando Farias Cavalcante
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar a respeito do desempenho dos estudantes, quando submetidos a atividades auxiliares de simulação computacional, utilizando o software Modellus, na aprendizagem do conteúdo de Conservação de Energia. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Evolução Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa envolveu 36 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Batista de Roraima (IBR), na cidade de Boa Vista - RR. A metodologia aplicada na intervenção foi uma combinação de estratégias qualitativa e quantitativas. Foi realizado um pré-teste com todos os estudantes da classe antes da simulação, posteriormente a turma foi dividida, através de sorteio aleatório em dois grupos (18 alunos no grupo experimental e 18 no grupo controle) e durante a simulação houve a resolução de um guia elaborado com a técnica P.O.E. (Predizer, obeservar e explicar) aplicado apenas com o grupo experimental, após a simulação realizou-se o pós-teste com ambos os grupos afim de oberservar a aceitabilidade da metodologia aplicada. Os resultados deste trabalho mostraram melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental e a aceitabilidade destes em relação ao uso do Modellus para auxiliar a aprendizagem.
Palavras Chave
simulação computacional, Software Modellus, energia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos