O Uso de Software Modellus como Estratégia de Ensino da Física no Conteúdo de Conservação de Energia.
Título
O Uso de Software Modellus como Estratégia de Ensino da Física no Conteúdo de Conservação de Energia.
O Uso de Software Modellus como Estratégia de Ensino da Física no Conteúdo de Conservação de Energia.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Fernando Farias Cavalcante
Fernando Farias Cavalcante
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar a respeito do desempenho dos estudantes, quando submetidos a atividades auxiliares de simulação computacional, utilizando o software Modellus, na aprendizagem do conteúdo de Conservação de Energia. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Evolução Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa envolveu 36 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Batista de Roraima (IBR), na cidade de Boa Vista - RR. A metodologia aplicada na intervenção foi uma combinação de estratégias qualitativa e quantitativas. Foi realizado um pré-teste com todos os estudantes da classe antes da simulação, posteriormente a turma foi dividida, através de sorteio aleatório em dois grupos (18 alunos no grupo experimental e 18 no grupo controle) e durante a simulação houve a resolução de um guia elaborado com a técnica P.O.E. (Predizer, obeservar e explicar) aplicado apenas com o grupo experimental, após a simulação realizou-se o pós-teste com ambos os grupos afim de oberservar a aceitabilidade da metodologia aplicada. Os resultados deste trabalho mostraram melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental e a aceitabilidade destes em relação ao uso do Modellus para auxiliar a aprendizagem.
Este trabalho teve como objetivo investigar a respeito do desempenho dos estudantes, quando submetidos a atividades auxiliares de simulação computacional, utilizando o software Modellus, na aprendizagem do conteúdo de Conservação de Energia. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Evolução Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa envolveu 36 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Batista de Roraima (IBR), na cidade de Boa Vista - RR. A metodologia aplicada na intervenção foi uma combinação de estratégias qualitativa e quantitativas. Foi realizado um pré-teste com todos os estudantes da classe antes da simulação, posteriormente a turma foi dividida, através de sorteio aleatório em dois grupos (18 alunos no grupo experimental e 18 no grupo controle) e durante a simulação houve a resolução de um guia elaborado com a técnica P.O.E. (Predizer, obeservar e explicar) aplicado apenas com o grupo experimental, após a simulação realizou-se o pós-teste com ambos os grupos afim de oberservar a aceitabilidade da metodologia aplicada. Os resultados deste trabalho mostraram melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental e a aceitabilidade destes em relação ao uso do Modellus para auxiliar a aprendizagem.
Palavras Chave
simulação computacional, Software Modellus, energia.
simulação computacional, Software Modellus, energia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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