Ciência e Espiritualidade: e o que pensam os professores de Física sobre a relação Ciência e Espiritualidade.
Título
Ciência e Espiritualidade: e o que pensam os professores de Física sobre a relação Ciência e Espiritualidade.
Ciência e Espiritualidade: e o que pensam os professores de Física sobre a relação Ciência e Espiritualidade.
Educação
Autor
Albérico Cony Cavalcanti
Albérico Cony Cavalcanti
Orientação
Sérgio Roberto de Paulo
Sérgio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Compreendendo o significado do desenvolvimento humano e criando condições para o aprimoramento e identificação da própria identidade humana na sua totalidade (bio-psíquica-social-espiritual), este trabalho, com base na pesquisa qualitativa, dentro de uma abordagem fenomenológica, do conhecimento interdisciplinar, estrutura-se em algumas disciplinas, principalmente pela Física Moderna, pela Psicologia Transpessoal e pela Filosofia. A análise das entrevistas com professores de Física do Departamento de Física da UFMT levou-me a compreender que a relação entre ciência e espiritualidade é um caminho possível para construir cidadania. Embora seja difícil avaliar, descrever completamente o que pensam sobre a relação entre ciência e espiritualidade e, a partir do que pensam, compreender a importância dessa relação, o conhecimento sobre espiritualidade parece "acenar" com a possibilidade de uma prática pedagógica diferente na relação ensino-aprendizagem onde a interioridade conduz a um profundo exercício de humildade, de alteridade. Espiritualidade é a atividade através da qual trabalhamos ou desenvolvemos o nosso espírito, a nossa alma. Daí, conseqüentemente surge à religiosidade, pois na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo em essência, com a sua essência divina, o ser humano sente a necessidade de se religar a Deus, Fonte da vida, tornando-se ético.
Compreendendo o significado do desenvolvimento humano e criando condições para o aprimoramento e identificação da própria identidade humana na sua totalidade (bio-psíquica-social-espiritual), este trabalho, com base na pesquisa qualitativa, dentro de uma abordagem fenomenológica, do conhecimento interdisciplinar, estrutura-se em algumas disciplinas, principalmente pela Física Moderna, pela Psicologia Transpessoal e pela Filosofia. A análise das entrevistas com professores de Física do Departamento de Física da UFMT levou-me a compreender que a relação entre ciência e espiritualidade é um caminho possível para construir cidadania. Embora seja difícil avaliar, descrever completamente o que pensam sobre a relação entre ciência e espiritualidade e, a partir do que pensam, compreender a importância dessa relação, o conhecimento sobre espiritualidade parece "acenar" com a possibilidade de uma prática pedagógica diferente na relação ensino-aprendizagem onde a interioridade conduz a um profundo exercício de humildade, de alteridade. Espiritualidade é a atividade através da qual trabalhamos ou desenvolvemos o nosso espírito, a nossa alma. Daí, conseqüentemente surge à religiosidade, pois na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo em essência, com a sua essência divina, o ser humano sente a necessidade de se religar a Deus, Fonte da vida, tornando-se ético.
Palavras Chave
Ciência, Espiritualidade, Educação, Cidadania.
Ciência, Espiritualidade, Educação, Cidadania.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor