Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações

Título
Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações
Autor
Sibele Cazelli
Orientação
Francisco Creso Junqueira Franco Junior
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
No contexto atual, muitos autores insistem em que a promoção da cultura seja desenvolvida por uma rede de instâncias culturais. Os museus vêm ocupando lugar de destaque nesta rede. Os objetivos deste estudo estão relacionados à investigação dos efeitos de algumas características associadas aos jovens e a seu entorno, tanto familiar como escolar, nas chances de acesso a museus ou instituições culturais afins. Mais especificamente a intenção é explorar o potencial explicativo dos capitais econômico, social e cultural no aumento ou diminuição destas chances. Para a realização do estudo, um questionário contextual autoadministrado foi submetido a 2.298 alunos de 8ª série do ensino fundamental, em uma amostra probabilística de 48 escolas, municipais e particulares, situadas no município do Rio de Janeiro. O instrumento buscou investigar, de modo geral, características sociodemográficas e, de forma detalhada, o padrão de acesso a museus. Foram privilegiados aspectos que pudessem dar conta, principalmente de práticas familiares de mobilização de recursos materiais e simbólicos junto aos jovens. Como o acesso a museus está associado a ações de professores e escolas, foi elaborado um questionário contextual auto-administrado para os profissionais diretamente envolvidos com a organização de visita. A análise dos dados coletados foi baseada na aplicação de um modelo de regressão. No contexto familiar, os resultados indicam que as diferentes formas do capital cultural, combinado com o capital social entrelaçado nas relações familiares, têm particular relevância no aumento das chances de acesso a museus. No contexto escolar, o acesso às instituições museológicas possui particularidades relacionadas à rede de ensino.
Palavras Chave
cultura, museus, jovens, escolas.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno, Organização da Inst. Não-Escolar