Uma proposta alternativa para o ensino de química usando a pintura como contexto.

Título
Uma proposta alternativa para o ensino de química usando a pintura como contexto.
Autor
Maria Clara Maia Ceolin
Orientação
Bayardo Baptista Torres
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A Ciência e a Arte são duas formas de expressão de talento. Ambas usam imagens e experimentam situações imaginárias e, ainda que os meios utilizados sejam muitos diferentes, a subjetividade no processo criativo em Ciência e Arte é muito parecida. Partindo do pressuposto que a Química e a Arte não se constituem em universos autônomos, a relação entre a Química e a Arte fornece um currículo viável para uma abordagem interdisciplinar. Considerando a baixa motivação e mesmo o desinteresse pelas aulas de Química buscou-se fazer uma investigação em torno dos seguintes questionamentos: 1) Que abordagem possibilita estabelecer uma ponte entre o ensino de Arte e de Química, aproveitando a motivação da primeira para efetivar a compreensão de conteúdos químicos 2) Como expandir o interesse dos alunos nas aulas de Química abrangendo a História, a Geografia, a Língua Portuguesa e a Matemática 3) Como "recriar" esse ser humano crítico, consciente, com alegria de aprender, completo após anos de ações que o fragmentaram Para tentar responder a estas questões aplicou-se atividades envolvendo Arte para alunos de escolas públicas e particulares e para professores de Química, tendo como tema gerador a evolução dos materiais empregados na Arte ao longo da história do homem. As atividades propostas são de simples execução, mas requerem do educador entusiasmo e um certo desapego aos modelos de ensino tradicionais. Os conteúdos de Química foram abordados através de pintura com carvão, à têmpera, a técnica de marmorização, coleta e preparação das tintas e análise de filme. O processo foi dinâmico e levou a um nível de satisfação e de liberdade de produção do próprio conhecimento, além de não ficar restrito às especificidades de Química nem de Arte. As atividades implantadas foram bem avaliadas pelos participantes envolvidos
Palavras Chave
química, ensino aprendizagem, ensino:métodos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método