Construção do conhecimento: um estudo sobre os níveis de compreensão e explicação em alunos de segundo grau.

Título
Construção do conhecimento: um estudo sobre os níveis de compreensão e explicação em alunos de segundo grau.
Autor
Maria Teresa Ceron
Orientação
Nara Maria Guazzelli Bernardes
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Analisa e articula aspectos macrogenéticos e microgenéticos da construção de conhecimentos. Recorta o seguinte universo empírico: uma situação de aprendizagem escolar da área de Química, alunos da segunda série do segundo grau. Busca entender relações entre níveis de compreensão e explicação, níveis de operatoriedade e de operações lógicas que estão envolvidos no raciocínio dos sujeitos participantes. Pretende observar nas respostas do sujeitos o nível de aprendizado de conteúdos e conceitos de Química estudados. Possui suporte teórico na epistemologia genética de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada em 9 sessões, com dois subgrupos de quatro sujeitos. Durante a coleta, o método utilizado foi o Clínico Piagetiano. Para análise, foi usado o método lógico-operatório. A análise realizada permitiu verificar que os processos de conhecimento se diferenciam de um sujeito para outro, em alguns aspectos. Entre eles, destacam-se alguns fatores: insuficiência de construções anteriores, conceitos imprecisos, conhecimentos fragmentados. Análises das respostas dos sujeitos constituem valiosa ferramenta para verificar o nível de aprendizado dos alunos.
Palavras Chave
Processos Mentais; Epistemologia Genética; Ensino 2º grau; Química.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Aluno