Representações sociais de dois grupos de professores de Biologia sobre ensino de origem da vida e evolução biológica: aspirações, ambiguidades e demandas profissionais.

Título
Representações sociais de dois grupos de professores de Biologia sobre ensino de origem da vida e evolução biológica: aspirações, ambiguidades e demandas profissionais.
Autor
Andrea Vianna Cerqueira
Orientação
Eliane Brígida de Morais Falcão
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O encontro das crenças religiosas com as explicações científicas nas salas de aula do ensino médio é tema controverso, que sempre constitui um desafio ao professor. Trabalhos anteriores reportaram a influência religiosa nas dificuldades de aprendizagem de alguns temas científicos, embora deficiências no ensino tenham sido algumas vezes sugeridas. Nesta dissertação, optou-se por investigar as representações sociais sobre o ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica de vinte professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos foram trabalhados seguindo-se a metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas dificuldades relacionadas: (i) à falta de conhecimentos de Química por parte dos estudantes para a aprendizagem de Origem da Vida; (ii) à desarticulação de conteúdos científicos apresentados aos estudantes; (iii) a ambivalências na postura educacional dos professores; (iv) a problemas na abordagem das crenças religiosas dos estudantes no espaço escolar; e (v) a formas e limites da atuação das coordenações pedagógicas nas escolas pesquisadas. Os dados da pesquisa sugerem que o ensino dos temas Origem da Vida e Evolução Biológica apresenta problemas associados a limites na reflexão sobre a natureza da ciência na sala de aula e a uma possível formação insuficiente dos professores nos conteúdos científicos e pedagógicos referentes a esses importantes temas.
Palavras Chave
ensino médio, evolução biológica, origem da vida.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos