Representações sociais de dois grupos de professores de Biologia sobre ensino de origem da vida e evolução biológica: aspirações, ambiguidades e demandas profissionais.
Título
Representações sociais de dois grupos de professores de Biologia sobre ensino de origem da vida e evolução biológica: aspirações, ambiguidades e demandas profissionais.
Representações sociais de dois grupos de professores de Biologia sobre ensino de origem da vida e evolução biológica: aspirações, ambiguidades e demandas profissionais.
Autor
Andrea Vianna Cerqueira
Andrea Vianna Cerqueira
Orientação
Eliane Brígida de Morais Falcão
Eliane Brígida de Morais Falcão
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O encontro das crenças religiosas com as explicações científicas nas salas de aula do ensino médio é tema controverso, que sempre constitui um desafio ao professor. Trabalhos anteriores reportaram a influência religiosa nas dificuldades de aprendizagem de alguns temas científicos, embora deficiências no ensino tenham sido algumas vezes sugeridas. Nesta dissertação, optou-se por investigar as representações sociais sobre o ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica de vinte professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos foram trabalhados seguindo-se a metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas dificuldades relacionadas: (i) à falta de conhecimentos de Química por parte dos estudantes para a aprendizagem de Origem da Vida; (ii) à desarticulação de conteúdos científicos apresentados aos estudantes; (iii) a ambivalências na postura educacional dos professores; (iv) a problemas na abordagem das crenças religiosas dos estudantes no espaço escolar; e (v) a formas e limites da atuação das coordenações pedagógicas nas escolas pesquisadas. Os dados da pesquisa sugerem que o ensino dos temas Origem da Vida e Evolução Biológica apresenta problemas associados a limites na reflexão sobre a natureza da ciência na sala de aula e a uma possível formação insuficiente dos professores nos conteúdos científicos e pedagógicos referentes a esses importantes temas.
O encontro das crenças religiosas com as explicações científicas nas salas de aula do ensino médio é tema controverso, que sempre constitui um desafio ao professor. Trabalhos anteriores reportaram a influência religiosa nas dificuldades de aprendizagem de alguns temas científicos, embora deficiências no ensino tenham sido algumas vezes sugeridas. Nesta dissertação, optou-se por investigar as representações sociais sobre o ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica de vinte professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos foram trabalhados seguindo-se a metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas dificuldades relacionadas: (i) à falta de conhecimentos de Química por parte dos estudantes para a aprendizagem de Origem da Vida; (ii) à desarticulação de conteúdos científicos apresentados aos estudantes; (iii) a ambivalências na postura educacional dos professores; (iv) a problemas na abordagem das crenças religiosas dos estudantes no espaço escolar; e (v) a formas e limites da atuação das coordenações pedagógicas nas escolas pesquisadas. Os dados da pesquisa sugerem que o ensino dos temas Origem da Vida e Evolução Biológica apresenta problemas associados a limites na reflexão sobre a natureza da ciência na sala de aula e a uma possível formação insuficiente dos professores nos conteúdos científicos e pedagógicos referentes a esses importantes temas.
Palavras Chave
ensino médio, evolução biológica, origem da vida.
ensino médio, evolução biológica, origem da vida.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos