Universidade e Educação Ambiental.
Título
Universidade e Educação Ambiental.
Universidade e Educação Ambiental.
Autor
Cheng Hsin Nery Chao
Cheng Hsin Nery Chao
Orientação
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A sociedade constitui-se das inter-relações entre diversos campos simbólicos de atuação, onde vários agentes se identificam por valores, hábitos e metas. A presente tese analisou, tomando por base a Teoria do Campo Social de Pierre Bourdieu, o campo ambiental e a universidade, partindo do princípio que a universidade é um dos locais propícios para a discussão, estudo, elaboração de conhecimento, e que a educação ambiental é um dos meios de disseminação de conhecimentos e ações em favor da questão ambiental. Procurou-se contextualizar e identificar os principais fatores que configuram a universidade enquanto um campo social, e evidenciar os elos de ligação e conflito com o ambientalismo. Percebe-se a universidade como espaço de tensões, cujo capital social produzido no âmbito acadêmico deve ser suficientemente convincente no sentido da transformação da sociedade, da expansão de consciência, do amadurecimento crítico, e assim figurar como agente de transformação social. A articulação entre os diversos campos sociais, promovida pela universidade, poderá contribuir para formulação de conhecimento que pode se constituir base para elaboração de políticas e programas para responder aos problemas da sociedade contemporânea. Há o inter-relacionamento entre os dois campos, contudo, essa relação ainda é frágil, necessitando que uma continuidade de práticas sociais que possibilitem que a questão ambiental faça parte da cultura da universidade. Isto poderá se dar com a intensificação das ações e da inclusão das questões ambientais nos mecanismos de comunicação e gerenciamento administrativo. Para superar as descontinuidades causadas pelas mudanças dos grupos dirigentes e pelos interesses político conjunturais é preciso que se criem hábitus, o que passa pela institucionalização das práticas e constituição de uma cultura que permitam aos agentes se reorganizarem defendendo os interesses de transformação social frente aos interesses econômicos, tanto na universidade quanto no campo ambiental.
A sociedade constitui-se das inter-relações entre diversos campos simbólicos de atuação, onde vários agentes se identificam por valores, hábitos e metas. A presente tese analisou, tomando por base a Teoria do Campo Social de Pierre Bourdieu, o campo ambiental e a universidade, partindo do princípio que a universidade é um dos locais propícios para a discussão, estudo, elaboração de conhecimento, e que a educação ambiental é um dos meios de disseminação de conhecimentos e ações em favor da questão ambiental. Procurou-se contextualizar e identificar os principais fatores que configuram a universidade enquanto um campo social, e evidenciar os elos de ligação e conflito com o ambientalismo. Percebe-se a universidade como espaço de tensões, cujo capital social produzido no âmbito acadêmico deve ser suficientemente convincente no sentido da transformação da sociedade, da expansão de consciência, do amadurecimento crítico, e assim figurar como agente de transformação social. A articulação entre os diversos campos sociais, promovida pela universidade, poderá contribuir para formulação de conhecimento que pode se constituir base para elaboração de políticas e programas para responder aos problemas da sociedade contemporânea. Há o inter-relacionamento entre os dois campos, contudo, essa relação ainda é frágil, necessitando que uma continuidade de práticas sociais que possibilitem que a questão ambiental faça parte da cultura da universidade. Isto poderá se dar com a intensificação das ações e da inclusão das questões ambientais nos mecanismos de comunicação e gerenciamento administrativo. Para superar as descontinuidades causadas pelas mudanças dos grupos dirigentes e pelos interesses político conjunturais é preciso que se criem hábitus, o que passa pela institucionalização das práticas e constituição de uma cultura que permitam aos agentes se reorganizarem defendendo os interesses de transformação social frente aos interesses econômicos, tanto na universidade quanto no campo ambiental.
Palavras Chave
universidade, educação, meio ambiente.
universidade, educação, meio ambiente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas