A importância do biólogo na Educação Sexual: reflexões baseadas nas estruturas curriculares de 50 Instituições de Ensino Superior.
Título
A importância do biólogo na Educação Sexual: reflexões baseadas nas estruturas curriculares de 50 Instituições de Ensino Superior.
A importância do biólogo na Educação Sexual: reflexões baseadas nas estruturas curriculares de 50 Instituições de Ensino Superior.
Autor
Gilberto Chaves
Gilberto Chaves
Orientação
Pedro Jurberg
Pedro Jurberg
Instituição
UGF
UGF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Todos dias a sociedade exige respostas para uma série de questões que afligem o mundo contemporâneo. Dentre estas preocupações, encontra-se a expansão demográfica desordenada, sem planejamento familiar e da natalidade, o aumento crescente da gravidez não planejada em adolescentes e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, o que remete à necessidade de controle destas distorções e, por conseguinte, sobre o papel do educador sexual como uma das formas de resolução destas dificuldades. Através do levantamento das Leis, Códigos, Resoluções e Pareceres que envolvem a atividade de diferentes profissionais, além da análise de estruturas curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior, verificou-se a necessidade de aprimoramento no perfil dos cursos de Biologia, com a finalidade de transformar o Biólogo em um dos agentes responsáveis, junto a outros profissionais, na participação do processo de educação sexual, sobretudo dos adolescentes, visando a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Acredita-se que, através da disponibilização de recursos adequados, poder-se-ia propiciar a discussão, informação e reflexão, principalmente junto aos que iniciam sua vivência na adolescência das temáticas anteriormente mencionadas.
Todos dias a sociedade exige respostas para uma série de questões que afligem o mundo contemporâneo. Dentre estas preocupações, encontra-se a expansão demográfica desordenada, sem planejamento familiar e da natalidade, o aumento crescente da gravidez não planejada em adolescentes e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, o que remete à necessidade de controle destas distorções e, por conseguinte, sobre o papel do educador sexual como uma das formas de resolução destas dificuldades. Através do levantamento das Leis, Códigos, Resoluções e Pareceres que envolvem a atividade de diferentes profissionais, além da análise de estruturas curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior, verificou-se a necessidade de aprimoramento no perfil dos cursos de Biologia, com a finalidade de transformar o Biólogo em um dos agentes responsáveis, junto a outros profissionais, na participação do processo de educação sexual, sobretudo dos adolescentes, visando a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Acredita-se que, através da disponibilização de recursos adequados, poder-se-ia propiciar a discussão, informação e reflexão, principalmente junto aos que iniciam sua vivência na adolescência das temáticas anteriormente mencionadas.
Palavras Chave
Formação inicial; formação do biólogo; educação sexual.
Formação inicial; formação do biólogo; educação sexual.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas