A importância do biólogo na Educação Sexual: reflexões baseadas nas estruturas curriculares de 50 Instituições de Ensino Superior.

Título
A importância do biólogo na Educação Sexual: reflexões baseadas nas estruturas curriculares de 50 Instituições de Ensino Superior.
Autor
Gilberto Chaves
Orientação
Pedro Jurberg
Instituição
UGF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1998
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Todos dias a sociedade exige respostas para uma série de questões que afligem o mundo contemporâneo. Dentre estas preocupações, encontra-se a expansão demográfica desordenada, sem planejamento familiar e da natalidade, o aumento crescente da gravidez não planejada em adolescentes e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, o que remete à necessidade de controle destas distorções e, por conseguinte, sobre o papel do educador sexual como uma das formas de resolução destas dificuldades. Através do levantamento das Leis, Códigos, Resoluções e Pareceres que envolvem a atividade de diferentes profissionais, além da análise de estruturas curriculares de diversas Instituições de Ensino Superior, verificou-se a necessidade de aprimoramento no perfil dos cursos de Biologia, com a finalidade de transformar o Biólogo em um dos agentes responsáveis, junto a outros profissionais, na participação do processo de educação sexual, sobretudo dos adolescentes, visando a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Acredita-se que, através da disponibilização de recursos adequados, poder-se-ia propiciar a discussão, informação e reflexão, principalmente junto aos que iniciam sua vivência na adolescência das temáticas anteriormente mencionadas.
Palavras Chave
Formação inicial; formação do biólogo; educação sexual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas