Textos de divulgação científica no ensino de Física moderna na escola média.

Título
Textos de divulgação científica no ensino de Física moderna na escola média.
Autor
Taniamara Vizzotto Chaves
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas para a introdução de Física Moderna e Contemporânea na escola média, tendo como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores citados defendem a possibilidade de desenvolver em sala de aula uma Física, presente apenas no contexto extra-escolar, seja através dos aparatos ou inventos tecnológicos ou através dos meios de comunicação social, entre os quais, jornais e revistas. As informações foram coletadas a partir do trabalho conjunto com um grupo de professores em formação continuada, atuantes na disciplina de Física do ensino médio. Foram usados vários instrumentos de coleta de informações, entre eles, os diários da prática pedagógica dos professores, a áudio-gravação de relatos espontâneos dos professores, além da video-gravação das aulas. A análise das informações coletadas em relação a estruturação, implementação e avaliação das atividades realizadas, revelou algumas limitações por parte dos professores no sentido de dominar os conceitos de Física Moderna e Contemporânea abordados, introduzir estratégias diferenciadas para o uso dos textos de divulgação e por fim, na elaboração escrita dos diários da prática pedagógica. Buscando encontrar e superar os motivos de tais limitações, realizamos uma entrevista semi-estruturada com os professores para investigar as possíveis relações entre a história de leitura destes e a compreensão e uso que os mesmos fazem dos textos de divulgação científica. A análise destas entrevistas permitiu-nos conhecer um pouco mais da realidade ou história de leitura dos professores. Neste sentido, pudemos perceber que os professores são leitores eventuais de todo tipo de material e de assuntos diversificados, mas centram suas atenções em assuntos relacionados à Ciência e Tecnologia e à Física, que estão ensinando na escola. Além disso, a maior frequência de leitura é nos jornais e nos livros didáticos. As revistas de divulgação científica são geralmente consultadas e lidas conforme sua periodicidade e interesse por algum assunto específico, ou a ser introduzido nos planejamentos didáticos pedagógicos elaborados no âmbito do GTPF. Estes resultados permitiram-nos concluir que as limitações encontradas pelos professores podem estar relacionadas a sua pouca prática de leitura. Estas limitações são oriundas especialmente da formação inicial em Física, onde as práticas de leitura não são uma constante e tem sua continuidade durante o exercício da profissão, especialmente pelas condições de trabalho a que os professores estão expostos.
Palavras Chave
ensino de física, leitura, ensino 2º grau, características do professor, textos de divulgação científica, Fisíca Moderna e Contemporânea

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos