Rompendo a tensão superficial para Educação em Ciências.

Título
Rompendo a tensão superficial para Educação em Ciências.
Autor
Cezar Cheng
Orientação
Maria Lucia Bianconi
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho foi desenvolvido o DVD intitulado "Rompendo a tensão superficial", onde o tema é apresentado através de vídeos contendo experiências, explicações e curiosidades sobre o tema central, sempre utilizando linguagem simples, apropriada para o público alvo que são crianças de 8 a 12 anos. As experiências sobre tensão superficial, de fácil execução, requerem apenas material de baixo custo, não sendo necessário dispor de vidrarias, equipamentos ou locais especiais, como um laboratório, para sua execução. Este tema caracteriza-se como multidisciplinar, abrangendo física, química e biologia e se relaciona a questões do cotidiano do aluno. O DVD poderá auxiliar professores de Ciências do ensino fundamental nas aulas práticas, que podem assistir aos vídeos dos experimentos antes de repeti-los com os alunos em sala de aula. Foi realizada uma avaliação qualitativa, pela aplicação de um questionário, da versão 1.3 do DVD, com professores e/ou pesquisadores de Universidades e Centros de Ciência. Essa avaliação prévia do DVD, tanto no que se refere ao conteúdo como na produção, foi importante para se realizar os ajustes necessários antes da reprodução e distribuição em escolas. O DVD foi analisado por professores e/ou pesquisadores, de dois grupos distintos, ou seja, (i) aqueles que atuam em Divulgação Científica e Educação em Ciências e (ii) professores que não atuam nessas áreas. Numa primeira análise da avaliação, foi possível perceber que não havia diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos, mostrando que as opiniões são as mesmas, independente de estarem ou não atuando nas áreas de Divulgação ou Educação em Ciências. Em geral, o DVD foi considerado adequado à faixa etária a que se destina. As sugestões foram incluídas na versão 1.4 do DVD. Com base na opinião dos professores e/ou pesquisadores, discute-se aqui a adequação do DVD na facilitação do processo de aprendizagem pelos alunos do ensino fundamental.
Palavras Chave
vídeo, animação, ensino fundamental em Ciências.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos