Parceria Universidade-Escola: Da retórica à realidade.
Título
Parceria Universidade-Escola: Da retórica à realidade.
Parceria Universidade-Escola: Da retórica à realidade.
Autor
Aurea Bottecchia Cilurzo
Aurea Bottecchia Cilurzo
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O propósito dessa investigação é examinar a construção de um projeto de Termodinâmica, em parceria com o LaPEF-USP, para implantação nas escolas da rede pública do estado de São Paulo. Essa aliança proporcionou aos professores a oportunidade para a construção de um trabalho colaborativo. Um estudo qualitativo foi empregado para identificar temas emergentes nos diálogos empreendidos durante as reuniões que lá ocorreram. Os dados foram obtidos a partir das trascrições das fitas gravadas durante os encontros e no relatório enviado à FAPESP. As descobertas sugerem que os caminhos percorridos pelos professores foram mediados por momentos de reconhecimento das principais dificuldades, pela busca de conhecimento para superá-las, e entre alguns momentos de desânimo, encontraram reconhecimento e sucesso. A construção do projeto, graças à parceria estabelecida entre escola e universidade promoveu um feedback imediato e satisfatório para os participantes.
O propósito dessa investigação é examinar a construção de um projeto de Termodinâmica, em parceria com o LaPEF-USP, para implantação nas escolas da rede pública do estado de São Paulo. Essa aliança proporcionou aos professores a oportunidade para a construção de um trabalho colaborativo. Um estudo qualitativo foi empregado para identificar temas emergentes nos diálogos empreendidos durante as reuniões que lá ocorreram. Os dados foram obtidos a partir das trascrições das fitas gravadas durante os encontros e no relatório enviado à FAPESP. As descobertas sugerem que os caminhos percorridos pelos professores foram mediados por momentos de reconhecimento das principais dificuldades, pela busca de conhecimento para superá-las, e entre alguns momentos de desânimo, encontraram reconhecimento e sucesso. A construção do projeto, graças à parceria estabelecida entre escola e universidade promoveu um feedback imediato e satisfatório para os participantes.
Palavras Chave
parceria universidade-escola, formação continuada, termodinâmica.
parceria universidade-escola, formação continuada, termodinâmica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores