Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica:retratos de um desafio docente.

Título
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica:retratos de um desafio docente.
Autor
Vanderlei André Cima
Orientação
Sonia Maria Silva Corrêa de Souza Cruz
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considerando as novas demandas para o ensino de Física no ciclo da educação Básica este trabalho apresenta resultados de uma discussão fomentada com professores de Física de diversas regiões do país acerca das dificuldades encontradas para tratar assuntos relacionados com Ciência e Tecnologia contemporâneas. Como estratégia de pesquisa foi eleito um tópico - Nanociência e suas implicações - a partir do qual se elaborou uma proposta didática, posteriormente analisada e redimensionada a partir das colaborações do grupo de professores envolvidos. As discussões foram registradas em um ambiente virtual no formato de fórum, de onde emergiram os principais elementos analisados. Os registros fundamentam a identificação de fatores que se auto-influenciam quando o professor busca os conhecimentos que julga serem necessários para o tratamento didático-metodológico de tópicos envolvendo conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A partir disso se conclui que a base de conhecimento dos professores em FMC demonstra fragilidades, além de ser fortemente influenciada por crenças que sinalizam dificuldades para a elaboração de propostas didáticas baseadas em tópicos envolvendo Ciência e Tecnologia contemporâneas, somando-se às dificuldades já identificadas na transposição desses saberes. A superação destes obstáculos sugere maior aproximação entre a pesquisa acadêmica em ensino de Física e aqueles que atuam nas salas de aula, passando também pela melhoria do processo de formação inicial e pelo estabelecimento de uma política de formação permanente. Resulta a aposta de que o professor capacitado e seguro pode ser agente de transformação em seu cotidiano escolar.
Palavras Chave
formação de professores, nanociência, Ciência e Tecnologia, Física Moderna e Contemporânea.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método