Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da Educação Básica.
Título
Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da Educação Básica.
Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da Educação Básica.
Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas
Autor
Fernanda Oliveira Cirino
Fernanda Oliveira Cirino
Orientação
Cristine Carole Muggler
Cristine Carole Muggler
Instituição
UFV
UFV
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Viçosa/MG
Viçosa/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os solos são componentes essenciais do meio ambiente, pois influenciam e garantem o equilíbrio dos ecossistemas terrestres e produzem e contém os elementos necessários à vida. Embora tão importante os solos normalmente não possuem o valor e a consideração necessária. Os solos devem fazer parte dos debates e preocupações acerca da problemática ambiental, já que é um componente do ambiente natural, passível de ser degradado e que desempenha um importante papel no equilíbrio ambiental. Além disso, existe a falta de informação em todas as esferas da sociedade, sobre o que é o solo e porque é necessário preservá-lo. Nas escolas este tema não é tratado e quando tratado o é de maneira fragmentada e descontextualizada. Assim, é necessário que os professores e professoras tenham acesso a uma capacitação e formação continuada, onde possam superar as dificuldades conceituais e metodológicas enfrentadas na abordagem das questões ambientais em geral e de conteúdos pedológicos em particular. Para atender a esta necessidade o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), do Departamento de Solos da UFV desenvolveu cursos anuais para professores da educação básica, intitulados “Desenvolvimento de Conteúdos e Métodos de Abordagem em Solos e Meio Ambiente”. Após três anos consecutivos de desenvolvimento do curso, constatou-se a necessidade de verificar, analisar e avaliar os resultados e influência do curso na prática pedagógica dos participantes. As perguntas básicas foram: o curso proporcionou alguma mudança nas práticas dos professores Como e de que forma os professores se apropriaram dos conteúdos e metodologias desenvolvidas durante o curso Para isso, foi proposta, planejada e desenvolvida uma sistematização capaz de examinar de perto os resultados e impactos da experiência dos cursos, de forma participativa, para proporcionar o resgate e reconstrução da experiência. O método constou de entrevistas semi-estruturadas e encontros envolvendo os professores, onde foram utilizadas técnicas da Linha do Tempo e o Digrama de Venn. Os resultados mostram que os cursos de capacitação realizados pelo PES possuem influências significativas sobre as mudanças no trato do ensino de solos pelos professores, estes se apropriaram dos conceitos e metodologias desenvolvidos no curso, mas faz-se necessária uma formação continuada deste grupo, para ampliar seus conhecimentos e disseminá-los através da coragem que possuem em fazer diferente.
Os solos são componentes essenciais do meio ambiente, pois influenciam e garantem o equilíbrio dos ecossistemas terrestres e produzem e contém os elementos necessários à vida. Embora tão importante os solos normalmente não possuem o valor e a consideração necessária. Os solos devem fazer parte dos debates e preocupações acerca da problemática ambiental, já que é um componente do ambiente natural, passível de ser degradado e que desempenha um importante papel no equilíbrio ambiental. Além disso, existe a falta de informação em todas as esferas da sociedade, sobre o que é o solo e porque é necessário preservá-lo. Nas escolas este tema não é tratado e quando tratado o é de maneira fragmentada e descontextualizada. Assim, é necessário que os professores e professoras tenham acesso a uma capacitação e formação continuada, onde possam superar as dificuldades conceituais e metodológicas enfrentadas na abordagem das questões ambientais em geral e de conteúdos pedológicos em particular. Para atender a esta necessidade o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), do Departamento de Solos da UFV desenvolveu cursos anuais para professores da educação básica, intitulados “Desenvolvimento de Conteúdos e Métodos de Abordagem em Solos e Meio Ambiente”. Após três anos consecutivos de desenvolvimento do curso, constatou-se a necessidade de verificar, analisar e avaliar os resultados e influência do curso na prática pedagógica dos participantes. As perguntas básicas foram: o curso proporcionou alguma mudança nas práticas dos professores Como e de que forma os professores se apropriaram dos conteúdos e metodologias desenvolvidas durante o curso Para isso, foi proposta, planejada e desenvolvida uma sistematização capaz de examinar de perto os resultados e impactos da experiência dos cursos, de forma participativa, para proporcionar o resgate e reconstrução da experiência. O método constou de entrevistas semi-estruturadas e encontros envolvendo os professores, onde foram utilizadas técnicas da Linha do Tempo e o Digrama de Venn. Os resultados mostram que os cursos de capacitação realizados pelo PES possuem influências significativas sobre as mudanças no trato do ensino de solos pelos professores, estes se apropriaram dos conceitos e metodologias desenvolvidos no curso, mas faz-se necessária uma formação continuada deste grupo, para ampliar seus conhecimentos e disseminá-los através da coragem que possuem em fazer diferente.
Palavras Chave
ensino de solos, educação ambiental, sistematização.
ensino de solos, educação ambiental, sistematização.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geociências
Educação Ambiental, Geociências
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores