Fracasso escolar e ensino de Ciências: uma incursão exploratória.

Título
Fracasso escolar e ensino de Ciências: uma incursão exploratória.
Autor
Ana Maria dos Santos Pereira Coelho
Orientação
Maria Cristina Leal
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O fracasso escolar das crianças das classes populares é um tema que tem sido muito discutido na Educação. Mas que fatores contribuem ou influenciam este fracasso Frequentemente, as explicações utilizadas para responder a esta pergunta localizam no aluno ou em sua família as causas do insucesso num processo de "culpabilização" da vítima. As causas apontadas vão desde a desnutrição até a carência cultural do aluno. Nesta dissertação, pretendemos desvendar os fatores que determinam o fracasso escolar no Ensino de Ciências. Ao compararmos o Ensino de Ciências ministrado na mesma série em escolas que atendem alunos de diferentes setores sociais, podemos perceber que há uma profunda desigualdade entre o que é oferecido por cada tipo de escola aos alunos. Enquanto os setores médio e alto têm acesso a mais recursos didático-pedagógicos, a aulas que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, os alunos oriundos dos setores populares, além de não contar com esses recursos, têm acesso a uma aula de Ciências meramente teórica, que trabalha conteúdos baseados apenas no livro didático e na memorização. Dessa forma, a alfabetização científica e tecnológica desses alunos fica prejudicada o que dificulta a aprendizagem de novos conhecimentos científicos por parte dos mesmos. No momento em que a alfabetização científica e tecnológica se estabelece como um dos pontos centrais na discussão do Ensino de Ciências, presente inclusive nos Parâmetros Curriculares Nacionais, privar o aluno desse conhecimento significa não só alijá-lo da escola, mas reforçar os processos de exclusão social com a participação da escola.
Palavras Chave
ensino de ciências, fracasso escolar, democratização do ensino.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno