Fracasso escolar e ensino de Ciências: uma incursão exploratória.
Título
Fracasso escolar e ensino de Ciências: uma incursão exploratória.
Fracasso escolar e ensino de Ciências: uma incursão exploratória.
Autor
Ana Maria dos Santos Pereira Coelho
Ana Maria dos Santos Pereira Coelho
Orientação
Maria Cristina Leal
Maria Cristina Leal
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O fracasso escolar das crianças das classes populares é um tema que tem sido muito discutido na Educação. Mas que fatores contribuem ou influenciam este fracasso Frequentemente, as explicações utilizadas para responder a esta pergunta localizam no aluno ou em sua família as causas do insucesso num processo de "culpabilização" da vítima. As causas apontadas vão desde a desnutrição até a carência cultural do aluno. Nesta dissertação, pretendemos desvendar os fatores que determinam o fracasso escolar no Ensino de Ciências. Ao compararmos o Ensino de Ciências ministrado na mesma série em escolas que atendem alunos de diferentes setores sociais, podemos perceber que há uma profunda desigualdade entre o que é oferecido por cada tipo de escola aos alunos. Enquanto os setores médio e alto têm acesso a mais recursos didático-pedagógicos, a aulas que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, os alunos oriundos dos setores populares, além de não contar com esses recursos, têm acesso a uma aula de Ciências meramente teórica, que trabalha conteúdos baseados apenas no livro didático e na memorização. Dessa forma, a alfabetização científica e tecnológica desses alunos fica prejudicada o que dificulta a aprendizagem de novos conhecimentos científicos por parte dos mesmos. No momento em que a alfabetização científica e tecnológica se estabelece como um dos pontos centrais na discussão do Ensino de Ciências, presente inclusive nos Parâmetros Curriculares Nacionais, privar o aluno desse conhecimento significa não só alijá-lo da escola, mas reforçar os processos de exclusão social com a participação da escola.
O fracasso escolar das crianças das classes populares é um tema que tem sido muito discutido na Educação. Mas que fatores contribuem ou influenciam este fracasso Frequentemente, as explicações utilizadas para responder a esta pergunta localizam no aluno ou em sua família as causas do insucesso num processo de "culpabilização" da vítima. As causas apontadas vão desde a desnutrição até a carência cultural do aluno. Nesta dissertação, pretendemos desvendar os fatores que determinam o fracasso escolar no Ensino de Ciências. Ao compararmos o Ensino de Ciências ministrado na mesma série em escolas que atendem alunos de diferentes setores sociais, podemos perceber que há uma profunda desigualdade entre o que é oferecido por cada tipo de escola aos alunos. Enquanto os setores médio e alto têm acesso a mais recursos didático-pedagógicos, a aulas que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, os alunos oriundos dos setores populares, além de não contar com esses recursos, têm acesso a uma aula de Ciências meramente teórica, que trabalha conteúdos baseados apenas no livro didático e na memorização. Dessa forma, a alfabetização científica e tecnológica desses alunos fica prejudicada o que dificulta a aprendizagem de novos conhecimentos científicos por parte dos mesmos. No momento em que a alfabetização científica e tecnológica se estabelece como um dos pontos centrais na discussão do Ensino de Ciências, presente inclusive nos Parâmetros Curriculares Nacionais, privar o aluno desse conhecimento significa não só alijá-lo da escola, mas reforçar os processos de exclusão social com a participação da escola.
Palavras Chave
ensino de ciências, fracasso escolar, democratização do ensino.
ensino de ciências, fracasso escolar, democratização do ensino.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno