O ensino de biologia e a representação social de morte na escola básica.

Título
O ensino de biologia e a representação social de morte na escola básica.
Autor
Francisco Jose Figueiredo Coelho
Orientação
Eliane Brigida Morais Falcão
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Aprendemos desde criança nas aulas de ciências que todos os seres vivos apresentam um ciclo de vida. Os jovens sabem que terão um fim. A história humana atesta um longo trajeto cultural de lidar com a finitude. Estudamos na biologia o ciclo de vida dos seres vivos, mas não se utilizam as aulas para falar sobre a morte. A morte humana, em particular, não é abordada com qualquer enfoque especial ou diferenciado dos outros seres vivos. Portanto, como educadores, investigamos como os estudantes que estudam disciplinas científicas ao longo de sua formação básica representam a morte. O presente trabalho relata uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do ensino médio de duas escolas do município de São Gonçalo: uma escola pública e uma escola privada. Os alunos foram estimulados, por questionários de perguntas abertas, a se pronunciarem sobre o tema em questão. Os dados foram analisados, qualitativamente, com o uso da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os discursos expressaram, em seu conjunto, a representação social de morte dos estudantes. Os resultados indicaram que as representações sociais dos dois grupos investigados são bastante semelhantes, sendo as idéias de inevitabilidade, mistério, sofrimento, finitude orgânica, religiosidade e explicações científicas parte do imaginário social destes estudantes. As experiências pessoais dos estudantes, suas crenças religiosas e o ensino de biologia fornecido pela escola parecem influenciar significativamente tais representações. Os resultados nos mostraram também que a maioria dos estudantes de ambas as escolas se posiciona a favor da abordagem do tema morte nas aulas de biologia. Através desta pesquisa, chegamos a conclusão de que o tema morte deveria ser abordado de forma mais integrada ao conhecimento científico das aulas de biologia de forma a preparar o estudante para a busca de sua qualidade de vida, mantendo-se saudável para prolongar cada vez mais sua vida, mas estando sempre consciente e respeitando sua condição existencial de se saber mortal.
Palavras Chave
ensino de biologia, ensino médio, ciclo de vida, representação social da morte.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno