O uso da informática no ensino de Física de nível médio.

Título
O uso da informática no ensino de Física de nível médio.
Autor
Rafael Otto Coelho
Orientação
Bernardo Buchweitz
Instituição
UFPel
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Pelotas/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A Informática Educativa cada vez mais é assunto presente entre professores e pesquisadores, pelo potencial que ela tem para provocar transformações no ensino e na aprendizagem. No ensino de Física, por suas características específicas, existem formas de utilizá-la que podem ser de grande valia em sala de aula. Apesar disso, falta compreensão da atual realidade do uso da Informática Educativa no ensino de Física de nível médio. Este trabalho apresenta, após uma breve revisão da literatura sobre o tema, a descrição de uma pesquisa realizada junto a professores de Física que trabalham no ensino médio na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Por meio de entrevistas, procurou-se obter uma maior compreensão a respeito da prática, das concepções e das expectativas desses profissionais sobre o uso da Informática no ensino de Física. As categorias que emergiram das falas do professores, referem-se principalmente à centralização do poder de decisão e administração dos recursos computacionais, por parte de um grupo restrito de técnicos e professores, à necessidade de transformação já sentida pelos professores em contraposição à falta de tempo disponível para pensar e executar esta transformação, e à descrença nas políticas públicas de implantação da Informática Educativa. Da leitura dos teóricos, da análise das falas dos entrevistados e de minha prática reflexiva concluo que a entrada da informática no ambiente escolar deve ser pensada e discutida por toda a comunidade escolar, para que não se resuma à automatização das práticas tradicionais e que a qualificação dos professores não deve ser negligenciada, já que os docentes, hoje em dia, são atores de uma inevitável transformação para a qual não têm tempo nem condições de se prepararem.
Palavras Chave
ensino de física, informática educativa, ensino médio, Recurso Didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor