A influência da crença religiosa no processo de ensino em evolução biológica.
Título
A influência da crença religiosa no processo de ensino em evolução biológica.
A influência da crença religiosa no processo de ensino em evolução biológica.
Autor
Roberta Lipp Coimbra
Roberta Lipp Coimbra
Orientação
Juliana da Silva
Juliana da Silva
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A teoria da evolução procura explicar, por meio da seleção natural, a origem e evolução das formas de vida existentes em nosso planeta. A evolução biológica é considerada um tema interdisciplinar dentro da biologia, sendo importante para a compreensão de diferentes aspectos da mesma. Também é considerado um conteúdo difícil de trabalhar, sendo muitas vezes relegado para o final do plano de ensino. As crenças religiosas participam na formação de qualquer indivíduo – inclusive dos professores; deste modo, elas podem influenciá-los no processo de ensino. Esta proposta de pesquisa objetivou traçar o perfil acadêmico e profissional de membros do corpo docente que atuam em diferentes escolas de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (Novo Hamburgo). Procurou-se igualmente determinar suas formações inicial e continuada, relacionando-as com estratégias e metodologias empregadas face às posturas assumidas pelas escolas sobre o assunto. A identificação das diferentes explicações e concepções que os professores manifestam em suas práticas em sala de aula, bem como pelas dificuldades inerentes ao ensino do assunto evolução biológica, também foram buscadas no presente trabalho. A metodologia selecionada para esta proposta foi a quanti-qualitativa, elegendo-se para tanto o método hermenêutico, associado à análise de conteúdos. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio, possibilitando análise criteriosa e categórica das respostas. A análise dos professores entrevistados (27), todos lecionando em classes de Ensino Médio, apontaram como fatores complicadores da sua atuação em sala de aula: a) deficiências na formação inicial sobre o conteúdo de evolução biológica; b) equívocos sobre conceitos de evolução; c) falta de domínio do conteúdo; e d) falta de formação continuada sobre o mesmo. Ressaltaram-se, igualmente, uma série de obstáculos presentes no cotidiano escolar: a) excesso de carga horária, dificultando a procura de oportunidades de atualizações; b) carência de materiais didáticos adequados para o ensino; e c) tempo escasso durante o ano letivo para abordagem de evolução biológica. Foi observada uma forte influência das crenças religiosas na postura dentro da sala de aula. Os dados obtidos apontam para a necessidade de se propor iniciativas tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada de professores de biologia, contemplado, de forma integrada o tema evolução biológica.
A teoria da evolução procura explicar, por meio da seleção natural, a origem e evolução das formas de vida existentes em nosso planeta. A evolução biológica é considerada um tema interdisciplinar dentro da biologia, sendo importante para a compreensão de diferentes aspectos da mesma. Também é considerado um conteúdo difícil de trabalhar, sendo muitas vezes relegado para o final do plano de ensino. As crenças religiosas participam na formação de qualquer indivíduo – inclusive dos professores; deste modo, elas podem influenciá-los no processo de ensino. Esta proposta de pesquisa objetivou traçar o perfil acadêmico e profissional de membros do corpo docente que atuam em diferentes escolas de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (Novo Hamburgo). Procurou-se igualmente determinar suas formações inicial e continuada, relacionando-as com estratégias e metodologias empregadas face às posturas assumidas pelas escolas sobre o assunto. A identificação das diferentes explicações e concepções que os professores manifestam em suas práticas em sala de aula, bem como pelas dificuldades inerentes ao ensino do assunto evolução biológica, também foram buscadas no presente trabalho. A metodologia selecionada para esta proposta foi a quanti-qualitativa, elegendo-se para tanto o método hermenêutico, associado à análise de conteúdos. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio, possibilitando análise criteriosa e categórica das respostas. A análise dos professores entrevistados (27), todos lecionando em classes de Ensino Médio, apontaram como fatores complicadores da sua atuação em sala de aula: a) deficiências na formação inicial sobre o conteúdo de evolução biológica; b) equívocos sobre conceitos de evolução; c) falta de domínio do conteúdo; e d) falta de formação continuada sobre o mesmo. Ressaltaram-se, igualmente, uma série de obstáculos presentes no cotidiano escolar: a) excesso de carga horária, dificultando a procura de oportunidades de atualizações; b) carência de materiais didáticos adequados para o ensino; e c) tempo escasso durante o ano letivo para abordagem de evolução biológica. Foi observada uma forte influência das crenças religiosas na postura dentro da sala de aula. Os dados obtidos apontam para a necessidade de se propor iniciativas tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada de professores de biologia, contemplado, de forma integrada o tema evolução biológica.
Palavras Chave
evolução, religião, ensino, genética, formação continuada.
evolução, religião, ensino, genética, formação continuada.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor