Biomec: Um Sistema Hipermídia que Integra Conceitos de Mecânica, Biomecânica e Anatomia Humana.
Título
Biomec: Um Sistema Hipermídia que Integra Conceitos de Mecânica, Biomecânica e Anatomia Humana.
Biomec: Um Sistema Hipermídia que Integra Conceitos de Mecânica, Biomecânica e Anatomia Humana.
Autor
Claudio dos Santos Dias Cola
Claudio dos Santos Dias Cola
Orientação
Flavia Rezende Valle dos Santos
Flavia Rezende Valle dos Santos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia de aprendizagem denominado de BIOMEC, que integra conceitos físicos, biomecânicos e anatômicos do movimento humano. Com base em um referencial teórico que articula teoria da flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade, o desenho instrucional do biomec foi elaborado de maneira a aproximar as características dos sistemas hipermídia à abordagem interdisciplinar do conhecimento. O sistema foi especificado segundo a metodologia de design de hipermídia orientado a objeto (OOHDM) e avaliado a partir de sua utilização por estudantes das disciplinas de Biomecânica I e Cinesiologia do curso de licenciatura em educação física da EEFD/UFRJ, visando a responder as seguintes questões (i) Qual o impacto da utilização do sistema hipermídia a ser desenvolvido sobre a atitude dos alunos em relação à Física (ii) Em que medida a abordagem do conteúdo segundo a estrutura hipertextual do sistema permite a visão interdisciplinar do movimento humano (iii) Em que medida os perfis de navegação dos alunos se adaptam às necessidades conceituais dos alunos dos diferentes cursos os alunos responderam a instrumentos que avaliaram aspectos afetivos e cognitivos antes e após a interação com o sistema além de terem suas navegações registradas e analisadas. o conjunto de dados obtido permitiu concluir que o sistema é um material educativo relevante, capaz de influenciar positivamente a atitude dos alunos em relação à Física e favorecer a abordagem interdisciplinar do movimento humano e atender melhor às condições afetivas e cognitivas dos estudantes de Biomecânica I.
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia de aprendizagem denominado de BIOMEC, que integra conceitos físicos, biomecânicos e anatômicos do movimento humano. Com base em um referencial teórico que articula teoria da flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade, o desenho instrucional do biomec foi elaborado de maneira a aproximar as características dos sistemas hipermídia à abordagem interdisciplinar do conhecimento. O sistema foi especificado segundo a metodologia de design de hipermídia orientado a objeto (OOHDM) e avaliado a partir de sua utilização por estudantes das disciplinas de Biomecânica I e Cinesiologia do curso de licenciatura em educação física da EEFD/UFRJ, visando a responder as seguintes questões (i) Qual o impacto da utilização do sistema hipermídia a ser desenvolvido sobre a atitude dos alunos em relação à Física (ii) Em que medida a abordagem do conteúdo segundo a estrutura hipertextual do sistema permite a visão interdisciplinar do movimento humano (iii) Em que medida os perfis de navegação dos alunos se adaptam às necessidades conceituais dos alunos dos diferentes cursos os alunos responderam a instrumentos que avaliaram aspectos afetivos e cognitivos antes e após a interação com o sistema além de terem suas navegações registradas e analisadas. o conjunto de dados obtido permitiu concluir que o sistema é um material educativo relevante, capaz de influenciar positivamente a atitude dos alunos em relação à Física e favorecer a abordagem interdisciplinar do movimento humano e atender melhor às condições afetivas e cognitivas dos estudantes de Biomecânica I.
Palavras Chave
ensino de anatomia;ensino de biomecânic;hipermídia
ensino de anatomia;ensino de biomecânic;hipermídia
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos