A atuação de Professores nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental como Facilitadores das Interações Sociais nas Atividades de Conhecimento Físico.

Título
A atuação de Professores nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental como Facilitadores das Interações Sociais nas Atividades de Conhecimento Físico.
Autor
Andréa Patapoff Dal Coleto
Orientação
Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a postura de professores das séries iniciais do ensino fundamental nas atividades de conhecimento físico nas aulas de Ciências e principalmente verificar e analisar se as ações pedagógicas facilitam ou dificultam o desenvolvimento das interações sociais, no processo da construção do conhecimento físico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que além do estudo teórico sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a pesquisa contou com análises de observações sistemáticas e de entrevistas, inspiradas na abordagem clínica piagetiana.
Palavras Chave
Construtivismo, prática pedagógica, Interações Sociais

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor