A metodologia do ensino de Ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente.

Título
A metodologia do ensino de Ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente.
Autor
Madalena Maria Comin
Orientação
Regina Flemming Damm
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa visou investigar como as novas tecnologias de ensino são utilizadas nas escolas e, paralelamente, diagnosticar como os acadêmicos do curso de Pedagogia são preparados nessa nova tecnologia, ou seja, no uso do computador como mais um recurso no processo de ensino-aprendizagem em séries iniciais. Os referenciais técnicos utilizados nesse estudo foram as teorias de obstáculos epistemológicos, transposição informática, presentes no campo teórico da Didática Francesa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, buscando subsídios em três momentos: primeiro realizou-se um levantamento das escolas dos municípios de Joaçaba e Herval dOeste que possuem laboratórios de informática; no segundo momento, ocorreu a aplicação de um questionário para o levantamento das concepções com professores de escolas estaduais e particulares e os softwares usados nas escolas; no terceiro momento, aplicamos uma atividade prática em que os professores exploraram o software, através do computador. Tivemos como clientela acadêmicos do curso de Pedagogia e professores de escola Estadual, egressos do curso de Pedagogia. Os resultados constatados evidenciam que todos os professores são unânimes em colocar que é necessário um treinamento em serviço e são favoráveis ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem, embora não apresentem segurança e habilidades para desenvolver trabalhos, utilizando o computador.
Palavras Chave
professores, novas tecnologias de ensino, software educativo.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método