A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio.

Título
A música, os instrumentos musicais e seus principais conceitos físicos no Ensino Médio.
Autor
Thaís Conceição
Orientação
Francisco Catelli
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho trata dos resultados de uma atividade de pesquisa feita em uma escola estadual de São Leopoldo, no ano de 2004. As atividades consistiram em organizar e aplicar uma Unidade de Aprendizagem, utilizando como tema motivador a Música e os instrumentos musicais, uma vez que o foco principal dos estudos era a Ondulatória. A escolha deste tipo de atividade se deu pela adoção de uma abordagem educativa que visa à formação de sujeitos capazes de perceber e compreender a realidade de seu contexto, sob vários aspectos, a educação pela pesquisa, apoiada nos pilares do Construtivismo e do Anarquismo Epistemológico, que aliados à prática da assimilação de conceitos por meio da desconstrução, gera interações mais profundas dos sujeitos entre si e destes com seus objetos de estudo. Os alunos se organizaram em grupos, cada um tratando de uma parte mais específica do tema. Coube a eles decidir como apresentar os resultados de suas pesquisas, bem como o que seria estudado, contando sempre com a orientação e a mediação docente em sala de aula e fora dela. Como alternativa de comunicação dos resultados, foi criado um grupo de discussão no “Yahoo! Grupos”, onde cada um poderia entregar, eletronicamente, os trabalhos solicitados, responder e propor enquetes e conversar com os outros integrantes do grupo em tempo real via “chat”. Os alunos sugeriram como formato de apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos a construção de “sites”, englobando todos os conteúdos abordados por eles. Para análise dos resultados obtidos com a investigação, foram solicitados aos alunos, durante todo o decorrer das atividades, textos escritos individualmente, com suas impressões, críticas e sugestões. Além disto foram observados seu desembaraço oral e suas atividades nos grupos. Todas as atividades realizadas em sala de aula foram fotografadas e os relatos devidamente catalogados. O conteúdo dos “sites” foi explorado e verificado, com o objetivo de analisar a profundidade das informações adicionadas. O trabalho contou ainda com a colaboração de outros professores, como das disciplinas de Língua portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Biologia e História, que desenvolveram atividades dentro do tema proposto, e algumas atividades em parceria, em momentos de pura vivência da interdisciplinaridade, que se alternaram com o caráter transdisciplinar, predominante no trabalho. No decorrer de toda o processo de análise dos dados (relatos, observações, pesquisas de opinião, exploração dos “sites” e apresentação de seminários organizados pelos alunos), foram feitas observações e análises do conteúdo de todo o material, o que evidenciou o aumento na motivação dos alunos, de modo geral, em estudar o conteúdo constante no programa da série escolar, se comparada à abordagem tradicionalmente utilizada na escola supracitada. Para garantir que o processo fosse totalmente democrático, em todos os momentos os alunos puderam opinar, questionar, propor mudanças de estratégia, e ainda, sugerir modificações no planejamento das atividades.
Palavras Chave
unidade de aprendizagem, música, instrumentos musicais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método