Concepções de saúde no ensino fundamental brasileiro: análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Título
Concepções de saúde no ensino fundamental brasileiro: análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Autor
Carlos Leal Ferreira Cooper
Orientação
Jane Dutra Sayd
Instituição
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2002
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho se propõe a fazer uma análise e discussão das concepções de saúde contidas no programa do Ministério da Educação e do Desporto denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que se destina ao ensino fundamental brasileiro. Para tal, utiliza-se o método Análise de Conteúdo, privilegiando-se a análise por categorias temáticas. O capítulo I faz uma pequena retrospectiva histórica das condições de produção deste programa, assim como resume suas principais críticas e aponta as mais relevantes reformas educacionais estrangeiras que o precederam. O capítulo II busca, através de recortes no texto, realizar uma apresentação dos PCNs ao leitor, entremeada por breves comentários. O capítulo III parte para a análise das categorias que se mostraram mais presentes e relevantes ao longo do programa, e que se prestam a uma melhor compreensão dos PCNs: cidadania, diversidade cultural, saber escolar/saber científico/saber popular, autonomia e vida coletiva.
Palavras Chave
programas de saúde, educação sanitária, ensino de 1º grau, PCNs, concepção de saúde.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas