Concepções de saúde no ensino fundamental brasileiro: análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Título
Concepções de saúde no ensino fundamental brasileiro: análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Concepções de saúde no ensino fundamental brasileiro: análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Autor
Carlos Leal Ferreira Cooper
Carlos Leal Ferreira Cooper
Orientação
Jane Dutra Sayd
Jane Dutra Sayd
Instituição
UERJ
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho se propõe a fazer uma análise e discussão das concepções de saúde contidas no programa do Ministério da Educação e do Desporto denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que se destina ao ensino fundamental brasileiro. Para tal, utiliza-se o método Análise de Conteúdo, privilegiando-se a análise por categorias temáticas. O capítulo I faz uma pequena retrospectiva histórica das condições de produção deste programa, assim como resume suas principais críticas e aponta as mais relevantes reformas educacionais estrangeiras que o precederam. O capítulo II busca, através de recortes no texto, realizar uma apresentação dos PCNs ao leitor, entremeada por breves comentários. O capítulo III parte para a análise das categorias que se mostraram mais presentes e relevantes ao longo do programa, e que se prestam a uma melhor compreensão dos PCNs: cidadania, diversidade cultural, saber escolar/saber científico/saber popular, autonomia e vida coletiva.
Este trabalho se propõe a fazer uma análise e discussão das concepções de saúde contidas no programa do Ministério da Educação e do Desporto denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que se destina ao ensino fundamental brasileiro. Para tal, utiliza-se o método Análise de Conteúdo, privilegiando-se a análise por categorias temáticas. O capítulo I faz uma pequena retrospectiva histórica das condições de produção deste programa, assim como resume suas principais críticas e aponta as mais relevantes reformas educacionais estrangeiras que o precederam. O capítulo II busca, através de recortes no texto, realizar uma apresentação dos PCNs ao leitor, entremeada por breves comentários. O capítulo III parte para a análise das categorias que se mostraram mais presentes e relevantes ao longo do programa, e que se prestam a uma melhor compreensão dos PCNs: cidadania, diversidade cultural, saber escolar/saber científico/saber popular, autonomia e vida coletiva.
Palavras Chave
programas de saúde, educação sanitária, ensino de 1º grau, PCNs, concepção de saúde.
programas de saúde, educação sanitária, ensino de 1º grau, PCNs, concepção de saúde.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas