A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática

Título
A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática
Educação
Autor
Francisco Cordeiro Filho
Orientação
Lucia Regina Goulart Vilarinho
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O estudo se propôs a aplicar a alunos de licenciatura em Física da FE/UFRJ uma estratégia baseada no modelo PSHG com vistas a reorganização/construção de conceitos nessa área e que não correspondiam a concepção científica; e avaliar os efeitos da aplicação dessa estratégia, através da prática de ensino desses licenciandos. Participaram de estudo quatro licenciandos de Física inscritos nas disciplinas Didática Especial de Física I e II e Prática de Ensino de Física, oferecidas no 1º e 2º semestre de 1991. A estratégia foi utilizada em dois momentos: a) primeiro para que os licenciandos reorganizassem / construíssem conceitos; instrução de conceitos tanto em Física, quanto nas demais disciplinas que lidem com conceitos; e b) que a mesma deva ser ensinada nos cursos de formação de professores particularmente nas disciplinas didática e prática de ensino.
Palavras Chave
Modelo PSHG; Didática do Ensino; Prática de Ensino; Reorganização.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método