Aprender com outros: um estudo das interações entre alunos em aulas universitárias de Física.
Título
Aprender com outros: um estudo das interações entre alunos em aulas universitárias de Física.
Aprender com outros: um estudo das interações entre alunos em aulas universitárias de Física.
Educação
Autor
Silvina Cordero
Silvina Cordero
Orientação
Dominique Colinvaux
Dominique Colinvaux
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Niterói/RJ/RJ
Niterói/RJ/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse trabalho se propõe a investigar as características das interações entre alunos, enquanto trabalham em grupo, no contexto de uma proposta inovadora de ensino universitário, o Taller de Enseñanza de Física (TEF) da Faculdade de Ciências Exatas na Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Por um lado, a partir de uma análise da literatura sobre a pesquisa em educação em ciências, percebemos a predominância das visões que enfatizam o processo individual de (re)construção do conhecimento em sala de aula. Nessa revisão vimos, também, a escassez dos estudos referentes às características das interações entre alunos universitários, na sala de aula de ciências, e sua relação com a aprendizagem. Por outro lado, o TEF constitui uma experiência singular na Universidade Argentina, pela sua continuidade (14 anos) e pelo seu sucesso. Existem alguns trabalhos descritivos de diversos aspectos da proposta, mas ainda é necessária uma sistematização e teorização a respeito dos fenômenos que ali acontecem. Finalmente, existe no TEF uma valorização e utilização do trabalho em grupo entre alunos, como estratégia didática. Todos esses fatos fizeram-nos optar pela realização de um estudo de caso, de tipo exploratório e descritivo - localizando-nos, portanto, na perspectiva qualitativa da pesquisa em educação. Buscamos caracterizar e analisar as interações entre alunos durante 4 episódios de trabalho de um grupo focal, relativos à unidade pedagógica de Termodinâmica, extraídos de vídeo-gravações realizadas em 1998 durante as aulas desta unidade. Complementamos estes dados com entrevistas com alguns dos alunos do grupo. Nossa análise permitiu-nos caracterizar os processos grupais desenvolvidos pelos alunos, a partir das dimensões linguística, social e cognitiva. Identificamos a utilização de diversos tipos de enunciações, caracterizadas segundo a análise funcional das interações linguísticas, com predominância dos raciocínios em três dos episódios analisados. Reconstruímos processos sociais, nos quais os alunos estabeleceram uma estrutura cooperativa de funcionamento, mesmo existindo alternância entre períodos de trabalho colaborativo, com período(s) de domínio de um membro sobre a dinâmica grupal. A análise dos processos cognitivos evidenciou como a interação grupal promoveu o questionamento, a relativização e mesmo a mudança das interpretações individuais sobre os fenômenos termodinâmicos. Do ponto de vista cognitivo, também foram detectadas algumas situações de conflito (sócio) cognitivo, em três dos episódios estudados, nas quais os alunos resolveram as tarefas a partir de processos argumentativos e de elaboração de consensos. Nossos resultados sugerem, finalmente, que compartilhar processos cognitivos, através do raciocínio e a argumentação em grupos de alunos, pode ser uma importante estratégia pedagógica, promotora da construção e reconstrução de conhecimentos científicos em sala de aula.
Esse trabalho se propõe a investigar as características das interações entre alunos, enquanto trabalham em grupo, no contexto de uma proposta inovadora de ensino universitário, o Taller de Enseñanza de Física (TEF) da Faculdade de Ciências Exatas na Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Por um lado, a partir de uma análise da literatura sobre a pesquisa em educação em ciências, percebemos a predominância das visões que enfatizam o processo individual de (re)construção do conhecimento em sala de aula. Nessa revisão vimos, também, a escassez dos estudos referentes às características das interações entre alunos universitários, na sala de aula de ciências, e sua relação com a aprendizagem. Por outro lado, o TEF constitui uma experiência singular na Universidade Argentina, pela sua continuidade (14 anos) e pelo seu sucesso. Existem alguns trabalhos descritivos de diversos aspectos da proposta, mas ainda é necessária uma sistematização e teorização a respeito dos fenômenos que ali acontecem. Finalmente, existe no TEF uma valorização e utilização do trabalho em grupo entre alunos, como estratégia didática. Todos esses fatos fizeram-nos optar pela realização de um estudo de caso, de tipo exploratório e descritivo - localizando-nos, portanto, na perspectiva qualitativa da pesquisa em educação. Buscamos caracterizar e analisar as interações entre alunos durante 4 episódios de trabalho de um grupo focal, relativos à unidade pedagógica de Termodinâmica, extraídos de vídeo-gravações realizadas em 1998 durante as aulas desta unidade. Complementamos estes dados com entrevistas com alguns dos alunos do grupo. Nossa análise permitiu-nos caracterizar os processos grupais desenvolvidos pelos alunos, a partir das dimensões linguística, social e cognitiva. Identificamos a utilização de diversos tipos de enunciações, caracterizadas segundo a análise funcional das interações linguísticas, com predominância dos raciocínios em três dos episódios analisados. Reconstruímos processos sociais, nos quais os alunos estabeleceram uma estrutura cooperativa de funcionamento, mesmo existindo alternância entre períodos de trabalho colaborativo, com período(s) de domínio de um membro sobre a dinâmica grupal. A análise dos processos cognitivos evidenciou como a interação grupal promoveu o questionamento, a relativização e mesmo a mudança das interpretações individuais sobre os fenômenos termodinâmicos. Do ponto de vista cognitivo, também foram detectadas algumas situações de conflito (sócio) cognitivo, em três dos episódios estudados, nas quais os alunos resolveram as tarefas a partir de processos argumentativos e de elaboração de consensos. Nossos resultados sugerem, finalmente, que compartilhar processos cognitivos, através do raciocínio e a argumentação em grupos de alunos, pode ser uma importante estratégia pedagógica, promotora da construção e reconstrução de conhecimentos científicos em sala de aula.
Palavras Chave
Interação Grupal; Interações Linguísticas; Ensino-Aprendizagem; Termodinâmica
Interação Grupal; Interações Linguísticas; Ensino-Aprendizagem; Termodinâmica
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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