Capacitação de professores de Física em serviço: uma proposta utilizando multimídia.
Título
Capacitação de professores de Física em serviço: uma proposta utilizando multimídia.
Capacitação de professores de Física em serviço: uma proposta utilizando multimídia.
Autor
Marcio Vinicius Corrallo
Marcio Vinicius Corrallo
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho teve como objetivos confeccionar, distribuir e analisar um software hipermídia, utilizando como suporte a capacitação de professores de Física. O software consta de várias sugestões de atividades experimentais, construídas com material de baixo custo e de fácil obtenção, para um curso de Mecânica. Também possui links com assuntos relacionados e suporte para a construção efetiva das práticas. Dois tópicos foram debatidos e refletidos: a informática educacional e o uso do laboratório no ensino de Física. E, assim, mostramos as possibilidades e limitações destas metodologias na educação. Finalmente, distribuímos o software a professores de escolas públicas e particulares, por meio de disquete e internet, para que o analisassem e o utilizassem em seus cursos. A posteriori, enviamos um questionário para os professores voluntários, a partir do qual pudemos analisar a possibilidade do uso das experiências com materiais de baixo custo e as vantagens e desvantagens da utilização de um software para capacitação de professores a distância.
Este trabalho teve como objetivos confeccionar, distribuir e analisar um software hipermídia, utilizando como suporte a capacitação de professores de Física. O software consta de várias sugestões de atividades experimentais, construídas com material de baixo custo e de fácil obtenção, para um curso de Mecânica. Também possui links com assuntos relacionados e suporte para a construção efetiva das práticas. Dois tópicos foram debatidos e refletidos: a informática educacional e o uso do laboratório no ensino de Física. E, assim, mostramos as possibilidades e limitações destas metodologias na educação. Finalmente, distribuímos o software a professores de escolas públicas e particulares, por meio de disquete e internet, para que o analisassem e o utilizassem em seus cursos. A posteriori, enviamos um questionário para os professores voluntários, a partir do qual pudemos analisar a possibilidade do uso das experiências com materiais de baixo custo e as vantagens e desvantagens da utilização de um software para capacitação de professores a distância.
Palavras Chave
capacitação de professor, informática na educação, laboratório baixo custo.
capacitação de professor, informática na educação, laboratório baixo custo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Conteúdo-Método
Formação de Professores, Conteúdo-Método