Oficina: apontando territórios possíveis em Educação.

Título
Oficina: apontando territórios possíveis em Educação.
Autor
Guilherme Carlos Corrêa
Orientação
Maria Oly Pey
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho são descritos a história da formação de um grupo que inicia uma intervenção curricular baseada na Pedagogia Libertadora em escolas secundárias noturnas de Florianópolis e os desdobramentos desta iniciativa que levam ao desenvolvimento de oficinas. A oficina, uma modalidade educativa centrada na autoformatação é apresentada como pesquisa em educação cujos eixos são a dialogicidade, a auto-organização e a não-disciplinaridade. Tendo como suporte um ideário com referências principalmente em Paulo Freire, educadores libertários e Michel Foucault, compõe-se um quadro em que a escolarização é questionada enquanto veículo de disciplinamento e limitadora das possibilidades em educação.
Palavras Chave
educação, escolarização, oficina.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas