Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio.

Título
Alberto Santos Dumont e a Física do Vôo: Uma Experiência no Ensino Médio.
Ensino Filosofia e História das Ciências
Autor
Paulo dos Santos Correia
Orientação
Olival Freire Junior
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objeto desta pesquisa foi inserir a Física do Vôo no Ensino Médio tendo como motivação a história de Alberto Santos Dumont e a invenção do avião. A experiência didática foi realizada na Escola Estadual Joaquim da Rocha Medeiros, pertencente à rede pública de ensino do Estado da Bahia, no município de Santa Maria da Vitória, e teve como população alvo, 134 estudantes do 2º ano vespertino desta instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi iniciada em 20 de julho de 2007, e finalizada em 28 de setembro do mesmo ano. A coleta dos dados foi realizada através da Observação Participativa, Entrevista Coletiva, Registro de Eventos, Produção de Textos e Experimentos e da aplicação de um Questionário (Avaliação) tipo Likert. A pesquisa sugere que os conteúdos da Física do Vôo, apoiados pela história de Santos Dumont foi elemento motivador fundamental para o curso sobre a Física do Vôo; sem esta, o curso provavelmente seria frustrante. O curso também trouxe uma maior motivação para o estudo da Física Clássica no ensino Médio e uma justificação plausível para o estudo da Dimâmica dos Fluidos, além de resgatar um dos nossos principais heróis brasileiros. Por fim, conclui-se que a inclusão de temas de relevância atual no currículo do Ensino Médio, com o intuito de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solitário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade parecem ser necessário para o futuro da Física no Ensino Médio.
Palavras Chave
ensino de física, Alberto Santos Dumont, física do vôo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método