O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile.

Título
O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile.
Autor
Ivan Neira Cortés
Orientação
Lidia Ruiz Moreno
Instituição
UNIFESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Sa
Ano
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. A pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia está inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina, a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e que a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, além de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo mostra a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia.
Palavras Chave
Parasitologia; Medicina; Ensino-Aprendizagem; Currículo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas