O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile.
Título
O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile.
O ensino da Parasitologia no curso de Medicina no Chile.
Autor
Ivan Neira Cortés
Ivan Neira Cortés
Orientação
Lidia Ruiz Moreno
Lidia Ruiz Moreno
Instituição
UNIFESP
UNIFESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Sa
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Sa
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. A pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia está inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina, a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e que a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, além de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo mostra a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia.
O objetivo desta pesquisa é investigar o ensino da Parasitologia na graduação das universidades chilenas a partir de docentes coordenadores da disciplina. Deste modo, procurou-se delinear objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação das propostas curriculares, bem como, conhecer os docentes responsáveis por este ensino. A pesquisa tem um caráter descritivo e foi realizada a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa em seis das 13 universidades chilenas que têm turmas formadas no curso de Medicina: três de caráter público e três de caráter privado. Foram aplicados questionários a seis docentes coordenadores da disciplina de Parasitologia e foram analisados os planos de ensino da disciplina. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Constatamos que a Parasitologia está inserida no ciclo básico na maioria dos cursos de medicina, a partir do terceiro ano da graduação. Por outro lado, observamos que os cenários de aprendizagem utilizados, em todos os casos analisados correspondem à sala de aula e o laboratório de aulas práticas. Verificamos que existe uma valorização do desenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem com ênfase nas características biológicas e clínicas das parasitoses. Entre as estratégias utilizadas no ensino da Parasitologia, concluímos que a principal ferramenta utilizada é aula expositiva e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Discutiu-se também alguns traços do perfil dos docentes. Observamos que os docentes responsáveis pela disciplina de Parasitologia apresentam uma formação heterogênea e que a maior parte dos docentes realizou pós-graduação, sendo Doutores e Mestres. Em relação aos atributos considerados mais relevantes para o exercício da docência na área, os docentes coordenadores indicaram que o bom professor, além de apresentar amplo conhecimento científico e técnico na área, deve ser um bom transmissor de conhecimentos e motivar a auto-aprendizagem do aluno. Acreditamos que este estudo mostra a importância do ensino da Parasitologia no currículo integral da formação do médico. De igual forma dará indícios para melhorar a qualidade e aperfeiçoamento do ensino da Parasitologia.
Palavras Chave
Parasitologia; Medicina; Ensino-Aprendizagem; Currículo.
Parasitologia; Medicina; Ensino-Aprendizagem; Currículo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas