A Ciência pode ser divertida: a emoção na mediação do conhecimento científico.

Título
A Ciência pode ser divertida: a emoção na mediação do conhecimento científico.
Autor
Ana Paula Bossler da Costa
Orientação
Silvania Souza de Nascimento
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
No presente trabalho buscamos localizar e identificar as marcas patêmicas presentes em três produções televisivas cujo mote é o conhecimento científico, a partir de uma perspectiva discursiva. Foram analisados duas produções brasileiras, um programa da série Globo Ecologia e a participação do grupo Ciência em Ação em um programa de auditório dominical, e uma produção portuguesa, um excerto do programa Abciência. De posso da transcrição do áudio acompanhada pela descrição cronológica das imagens, procuramos reconhecer os elementos constitutivos do contrato de comunicação das produções investigadas, identificar as marcas patêmicas, recuperar as vozes que compunham o discurso dos sujeitos envolvidos em cena, refazer o percurso de desempacotamento temático do conteúdo trabalhado em cada produção e verificar o modo de organização do discurso predominante. A finalidade educativa encontrada no contrato de comunicação e a ciência como mote poderiam justificar os critérios restritivos de uso do pathos nas produções investigadas, visto que a educação e a ciência são zonas fechadas para posicionamentos emotivos. O repertório patêmico encontrado é bastante parecido nas três produções, sendo que o programa Globo Ecologia o utiliza com demasiada cautela, embora apresente potencial patêmico elevado. Mesmo que o papel dos Apresentadores das três produções inclua como atribuição prover a mise em scéne discursiva de emoção, as marcas patêmicas emergem da construção compartilhada dos interlocutores em cena, sendo que o projeto de fala de um único sujeito não garante a significação patêmica. A voz do professor apareceu na fala de enunciadores das três produções, confirmando o caráter educativo dos programas. Quanto ao percurso discursivo seguido para o desempacotamento temático no programa Tudo é Possível e no ABCiência parece reproduzir a seqüência do procedimento científico. Os materiais e os métodos são apresentados ao telespectador, há a realização do experimento e a discussão dos resultados. Nosso estudo traz apontamentos que visam aumentar a audiência dos programas educativos cujo mote é a ciência sem abrir mão da possibilidade de aprendizagem.
Palavras Chave
Educação em ciência,divulgação científica,emocões, vozes.

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Geral
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