Museu de Ciência: instrumentos científicos do passado para a educação em ciências hoje.

Título
Museu de Ciência: instrumentos científicos do passado para a educação em ciências hoje.
Autor
Andréa Fernandes Costa
Orientação
Guaracira Gouvêa de Sousa
Instituição
UNIRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Os museus de ciência protagonizaram no século XIX uma transformação radical, orientada pela mudança de foco - dos objetos para os processos, responsável pela conformação do conceito moderno de museu, pautado na divisão de seu espaço em reservas, exclusividade dos especialistas, e galerias de exposições, destinadas ao público geral. Em alguns museus de ciência essa divisão assume, ainda hoje, contornos bastante nítidos, ao passo que os objetos históricos da ciência continuam majoritariamente sob o domínio dos especialistas, necessitando de estudos que discutam sobre as possíveis formas de exibição deste tipo de objeto para o público de não especialistas. Esta pesquisa tem como foco o estudo do potencial educacional de instrumentos científicos de valor histórico do acervo de um museu de ciência. O problema investigado foi: Qual o impacto do valor histórico de um instrumento científico no público visitante de um museu de ciência Para fundamentar a nossa análise usamos os conceitos de semióforo de Kristof Pomiam e de aura de Walter Benjamin. A discussão do problema emana dos seguintes pontos: Quais os limites e potencialidades desses instrumentos como recurso educacional capaz de motivar os visitantes do museu no sentido de ampliar a sua cultura científica Quais os significados (emocional, estético, cognitivo) atribuídos pelos visitantes ao instrumento científico No sentido de buscar responder a essas questões, optamos por realizar entrevistas com o público espontâneo participante de uma visita orientada no museu no sentido de levantar suas impressões, opiniões e considerações acerca de um instrumento científico do acervo da instituição. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 grupos de visitantes espontâneos, totalizando 34 pessoas entrevistadas. A base empírica deste estudo utilizou como método de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em uma técnica de tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que busca apreender o pensamento de uma coletividade compondo textos a partir dos depoimentos desses indivíduos. Os resultados mostraram que o reconhecimento, por parte do público, do valor histórico do objeto e de sua autenticidade faz com que os mesmos atribuam aos seus contatos com o mesmo o caráter de uma experiência diferenciada no campo das emoções e das sensações, o que faz da mesma além de uma experiência diferente, também interessante, já que o valor histórico do objeto é afirmado como fator que amplia a curiosidade. Os dados revelam a relevância da apresentação dos instrumentos científicos históricos nos museus de ciência, tendo em vista o seu importante potencial para a promoção da motivação intrínseca, diante do impacto emocional, estético e cognitivo que o mesmo tem sobre os visitantes que participaram de uma visita orientada e puderam contemplá-lo; assim como as potencialidades destes como recurso na promoção de uma interpretação crítica da ciência e da relação entre esta e a sociedade contemporânea.
Palavras Chave
instrumentos científicos, objeto histórico, educação em ciências, museu de ciência, educação não formal, história da ciência.

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