A eletricidade na EJA do ensino médio: uma proposta.
Título
A eletricidade na EJA do ensino médio: uma proposta.
A eletricidade na EJA do ensino médio: uma proposta.
Autor
Frederico Vasconcellos Costa
Frederico Vasconcellos Costa
Orientação
Yassuko Hosoume
Yassuko Hosoume
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é a apresentação de uma proposta de ensino de Eletricidade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, na qual a abordagem metodológica transcende seu conteúdo específico, podendo servir de base no desenvolvimento de outros conteúdos da física. Este trabalho é produto de um curso aplicado na EJA de uma escola pública do município de Contagem, MG, do qual participaram 33 alunos. Nesse curso buscou-se proporcionar aos alunos uma formação básica em Ciência e Tecnologia, bem como discutir questões relacionadas à cidadania. Para tal, lançamos mão da pedagogia de Paulo Freire como referência e as competências e habilidades propostas pelo ENCCEJA como metas a serem alcançadas. A elaboração do curso baseou-se na releitura e articulação de textos publicados pelo ENCCEJA e pelo GREF, bem como em cartilhas da ANEEL e da CEMIG, constituindo-se em um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos tanto em sala de aula, quanto em casa. Essas atividades, que abordam desde a identificação de símbolos da eletricidade como V, W e kWh, até informações sobre consumo adequado e consciente da energia elétrica, passando por compreensão dos modelos da física, foram elaboradas de forma a contemplar competências na dimensão da linguagem, do conhecimento científico e da contextualização. Além das diversas formas de avaliação no processo de desenvolvimento do curso, realizou-se uma avaliação objetiva através de 20 questões versando todos os temas abordados nas atividades e posteriormente de 10 questões sobre temas em que os alunos obtiveram rendimento inferior a 60% na primeira avaliação. Os resultados dessas avaliações somados aos comentários dos alunos durante o curso são um indicativo de que estamos no caminho pretendido, ou seja, rumo a uma educação científica que propicie compreensão e participação mais atuante na sociedade.
O principal objetivo deste trabalho é a apresentação de uma proposta de ensino de Eletricidade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, na qual a abordagem metodológica transcende seu conteúdo específico, podendo servir de base no desenvolvimento de outros conteúdos da física. Este trabalho é produto de um curso aplicado na EJA de uma escola pública do município de Contagem, MG, do qual participaram 33 alunos. Nesse curso buscou-se proporcionar aos alunos uma formação básica em Ciência e Tecnologia, bem como discutir questões relacionadas à cidadania. Para tal, lançamos mão da pedagogia de Paulo Freire como referência e as competências e habilidades propostas pelo ENCCEJA como metas a serem alcançadas. A elaboração do curso baseou-se na releitura e articulação de textos publicados pelo ENCCEJA e pelo GREF, bem como em cartilhas da ANEEL e da CEMIG, constituindo-se em um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos tanto em sala de aula, quanto em casa. Essas atividades, que abordam desde a identificação de símbolos da eletricidade como V, W e kWh, até informações sobre consumo adequado e consciente da energia elétrica, passando por compreensão dos modelos da física, foram elaboradas de forma a contemplar competências na dimensão da linguagem, do conhecimento científico e da contextualização. Além das diversas formas de avaliação no processo de desenvolvimento do curso, realizou-se uma avaliação objetiva através de 20 questões versando todos os temas abordados nas atividades e posteriormente de 10 questões sobre temas em que os alunos obtiveram rendimento inferior a 60% na primeira avaliação. Os resultados dessas avaliações somados aos comentários dos alunos durante o curso são um indicativo de que estamos no caminho pretendido, ou seja, rumo a uma educação científica que propicie compreensão e participação mais atuante na sociedade.
Palavras Chave
Educação de jovens e adultos, ensino médio, ensino de eletrica, prática pedagógica
Educação de jovens e adultos, ensino médio, ensino de eletrica, prática pedagógica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Geral
Ensino Médio, Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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