A Interdisciplinaridade numa escola paulistana: uma faceta da educação popular em busca de sua efetivação.
Título
A Interdisciplinaridade numa escola paulistana: uma faceta da educação popular em busca de sua efetivação.
A Interdisciplinaridade numa escola paulistana: uma faceta da educação popular em busca de sua efetivação.
Autor
Gildo José da Costa
Gildo José da Costa
Orientação
Maria M. Malta Campos
Maria M. Malta Campos
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
No período correspondente ao governo petista de Luíza Erundina (1989 a 1992) na capital paulista, a Secretaria Municipal de Educação implementou junto às escolas municipais de São Paulo o Movimento de Reorientação Curricular, que apontava para a possibilidade de as escolas construírem seus projetos pedagógicos e com ênfase redobrada assinalava para a proposta da interdisciplinaridade. Este estudo tratou de resgatar a forma como ocorreu a implantação e o desenvolvimento dessa proposta numa das escolas que a ela aderiu. Simultaneamente, verificou a maneira como a escola buscou preservar essa proposta, mesmo depois de passados sete anos de sua implantação e três anos de uma outra administração política, cuja concepção de educação em muito se opõe a que lhe antecedeu. A realização deste estudo foi possível através das constantes leituras do material oficial da SME (Secretaria Municipal de Ensino) que visava dar corpo ao projeto e de várias obras dos seus principais teóricos, relacionadas com os diversos depoimentos dos agentes escolares da comunidade onde a escola está situada, e das observações feitas por mim no espaço escolar no segundo semestre de 1995. Seus resultados pretendem trazer esclarecimentos específicos sobre o projeto em questão bem como intensificar os debates sobre a validade dos projetos educacionais priorizando a ótica daqueles que participam da cotidianidade escolar.
No período correspondente ao governo petista de Luíza Erundina (1989 a 1992) na capital paulista, a Secretaria Municipal de Educação implementou junto às escolas municipais de São Paulo o Movimento de Reorientação Curricular, que apontava para a possibilidade de as escolas construírem seus projetos pedagógicos e com ênfase redobrada assinalava para a proposta da interdisciplinaridade. Este estudo tratou de resgatar a forma como ocorreu a implantação e o desenvolvimento dessa proposta numa das escolas que a ela aderiu. Simultaneamente, verificou a maneira como a escola buscou preservar essa proposta, mesmo depois de passados sete anos de sua implantação e três anos de uma outra administração política, cuja concepção de educação em muito se opõe a que lhe antecedeu. A realização deste estudo foi possível através das constantes leituras do material oficial da SME (Secretaria Municipal de Ensino) que visava dar corpo ao projeto e de várias obras dos seus principais teóricos, relacionadas com os diversos depoimentos dos agentes escolares da comunidade onde a escola está situada, e das observações feitas por mim no espaço escolar no segundo semestre de 1995. Seus resultados pretendem trazer esclarecimentos específicos sobre o projeto em questão bem como intensificar os debates sobre a validade dos projetos educacionais priorizando a ótica daqueles que participam da cotidianidade escolar.
Palavras Chave
interdisciplinaridade.
interdisciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
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