Avaliação dos dados do ENEM (2005, 2006) do município de Campos dos Goytacazes-RJ: impacto no cotidiano escolar.

Título
Avaliação dos dados do ENEM (2005, 2006) do município de Campos dos Goytacazes-RJ: impacto no cotidiano escolar.
Autor
Karla Cynthia Quintanilha da Costa
Orientação
Marilia Paixão Linhares
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta dissertação consiste em uma avaliação de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2005 e 2006 referentes às escolas de Campos dos Goytacazes. Enfocaram-se as diretrizes do exame, o desempenho alcançado pelos alunos deste município e as concepções de professores, diretores e alunos de escolas públicas que se destacaram no ENEM, visando a averiguar a presença no cotidiano escolar de informações sobre o exame e de práticas pedagógicas em conformidade com as orientações gerais. Foram identificadas sete escolas públicas de Campos dos Goytacazes, em um total de 39, com desempenho acima da média nacional, assumida como referência. Quatro escolas urbanas oferecem Ensino Médio Profissionalizante e adotam provas seletivas para ingresso dos estudantes: três estaduais pertencentes à Fundação de Apoio às Escolas Técnicas – FAETEC e um Centro Federal de Educação Tecnológica. Três outras escolas de formação geral completam este quadro: uma urbana estadual e duas rurais, uma estadual e outra municipal. Diretores, professores, orientadores educacionais e alunos dessas escolas entrevistados demonstraram conhecer e aceitar o exame, apesar da falta de conhecimento dos resultados alcançados pela escola. Os professores mostraram-se cientes das novas propostas para o Ensino Médio, confirmando a importância da contextualização e da interdisciplinaridade. Entretanto, as práticas pedagógicas cotidianas ainda estão longe de atender às diretrizes propostas. Na perspectiva de contribuir para elaboração de propostas adequadas, analisaram-se questões de Ciências da Natureza, mais especificamente de Física, das edições de 2005 e 2006 do ENEM, indicando a relação das habilidades presentes. Sugere-se a utilização da estratégia de ensino baseada em questões abertas, que possibilita uma postura crítica e investigativa, que desperta o educando para o desenvolvimento de habilidades e capacidades como raciocínio, flexibilidade, argumentação, ação e autonomia. A análise dos dados coletados permitiu traçar um quadro que reflete a “saúde” do sistema de ensino público da região.
Palavras Chave
Avaliação, ENEM, Desempenho, Ensino, Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Outros