Ambiente Colaborativo Síncrono com o Uso de Coleta de Dados em Tempo Real de Grandezas Físicas para o Aprendizado de Conceitos Físicos.

Título
Ambiente Colaborativo Síncrono com o Uso de Coleta de Dados em Tempo Real de Grandezas Físicas para o Aprendizado de Conceitos Físicos.
Autor
Maria Claudia Barbosa Costa
Orientação
Alex Sandro Gomes
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Informática
Ano
2007
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
As formas tradicionais de ensino caracterizam-se pelo aprendizado isolado. No contexto da atual sociedade, essa metodologia tem provocado uma ineficiente forma de aquisição de conhecimentos. É vasta a literatura que reconhece necessidades de mudanças na forma pela qual acontece atualmente com o ensino de Física no Brasil e nos demais Países, tanto no nível médio como no superior. De modo particular, no Brasil tais mudanças deveriam começar por reformas curriculares. Estudos demonstram um maior aproveitamento no aprendizado de conceitos Físicos ao incluir ambientes CSCL ( Computer Supported Collaborative Learning) em suas metodologias de ensino. Existem várias propostas comprovadamente úteis para promover melhorias na qualidade do ensino/aprendizagem em cursos de Licenciatura em Física, no entanto, na maioria dos casos, seus custos para aquisição não correspondem com a realidade econômica da grande maioria das instituições educacionais brasileiras. O objetivo do presente trabalho é conceber uma interface de ambiente colaborativo síncrono, do tipo Mirroring Systems, que permita a realização de experimentos com coleta de dados em tempo real sobre grandezas Físicas pela Internet. A metodologia de design utilizada para desenvolvimento deste trabalho é centrada nas tarefas do usuário, acompanhada da análise de competidores considerados potenciais, prototipagem rápida, além de design participativo, entrevistas e observações. Almeja-se que através desta proposta de aprendizado alunos de licenciatura em Física, localizados em cidades distantes de grandes centros urbanos, possam ter acesso a uma prática de ensino através de discussões feitas com professores de grandes centros universitários. Como resultado deste trabalho, disponibilizamos uma versão funcional de um ambiente colaborativo síncrono de aprendizagem capaz de coletar dados em tempo real para a realização de dois experimentos Físicos.
Palavras Chave
CSCL, design centrado no usuário, coleta de dados em tempo real, ensino de conceitos Físicos, ambiente colaborativo síncrono, conteúdo e método.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos