A formação do professor de Ciências para o ensino da Química do 9° ano do ensino fundamental a inserção de uma metodologia didática apropriada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Título
A formação do professor de Ciências para o ensino da Química do 9° ano do ensino fundamental a inserção de uma metodologia didática apropriada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.
A formação do professor de Ciências para o ensino da Química do 9° ano do ensino fundamental a inserção de uma metodologia didática apropriada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Autor
Nelson Lage da Costa
Nelson Lage da Costa
Orientação
Cristina Novikoff
Cristina Novikoff
Instituição
UNIGRANRIO
UNIGRANRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Duque de Caxias/RJ
Duque de Caxias/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O trabalho aqui apresentando tem como objetivo divulgar uma metodologia didática mais adequada para ensinar futuros professores, atuais licenciandos, a ensinar os tópicos abordados na disciplina de Ciências no 9° ano de escolaridade. Esta proposta, diferentemente das propostas apresentadas nos atuais cursos de formações continuadas, foi desenvolvida para ser aplicada durante o processo formativo, na disciplina de Práticas de Ensino, durante a realização da Licenciatura. Para justificar esta pesquisa, houve a necessidade de fazer uma breve comparação entre o sistema formativo de professores usado na década de 30 do século passado, quando surgem as licenciaturas e o atual processo de formação usado nas licenciaturas atuais. Será que até hoje ainda estamos usando, mesmo que involuntariamente o processo batizado na época de “três mais um” Partindo deste questionamento inicial, buscou-se traçar o perfil do professor recém formado para o ensino de Ciências. Que professor de Ciências é esse que não se sente preparado para o ensino da química aos alunos do 9° ano de escolaridade Seguido a este fato, buscou-se nos trabalhos de pesquisa realizados nos últimos cinco anos, o que tem sido discutido sobre a forma de ensinar e as licenciaturas. Para a discussão sobre a análise da disciplina Prática de Ensino e o seu real significado para a Licenciatura foi usado um método qualitativo, exploratório e bibliográfico. A visão, desta pesquisa, é a de proporcionar uma maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito e mesclado com informações já publicadas em livros, artigos e periódicos dos últimos anos. Ainda neste trabalho, faz-se outro questionamento, que não nos compete responder, mas que, de certa forma, pelo contexto do escopo desta pesquisa, não poderá ser omitido: “Afinal a quem compete ensinar a ensinar” Será que os atuais formadores estão se entendendo em relação a este problema na formação dos futuros professores Na tentativa de ajudar a minimizar a atual problemática, coube a esta pesquisa a proposta de uma metodologia didática mais adequada que se julga ser um tanto quanto mais apropriada para as atuais licenciaturas. Trata-se de uma proposta renovadora – inovadora que poderá ajudar no processo formativo, especificamente na disciplina de Práticas de Ensino. Ao final deste trabalho será apresentado um exemplo da proposta metodológica. Um “modus operandis” de um único tópico dos tantos ensinados na química do 9° ano. É na verdade o exemplo de uma junção das inúmeras propostas apresentadas por diversos autores para o ensino da química, mas que estão distantes do processo formativo, dentro dos cursos de licenciaturas, por serem apresentadas somente nos cursos de formação continuada.
O trabalho aqui apresentando tem como objetivo divulgar uma metodologia didática mais adequada para ensinar futuros professores, atuais licenciandos, a ensinar os tópicos abordados na disciplina de Ciências no 9° ano de escolaridade. Esta proposta, diferentemente das propostas apresentadas nos atuais cursos de formações continuadas, foi desenvolvida para ser aplicada durante o processo formativo, na disciplina de Práticas de Ensino, durante a realização da Licenciatura. Para justificar esta pesquisa, houve a necessidade de fazer uma breve comparação entre o sistema formativo de professores usado na década de 30 do século passado, quando surgem as licenciaturas e o atual processo de formação usado nas licenciaturas atuais. Será que até hoje ainda estamos usando, mesmo que involuntariamente o processo batizado na época de “três mais um” Partindo deste questionamento inicial, buscou-se traçar o perfil do professor recém formado para o ensino de Ciências. Que professor de Ciências é esse que não se sente preparado para o ensino da química aos alunos do 9° ano de escolaridade Seguido a este fato, buscou-se nos trabalhos de pesquisa realizados nos últimos cinco anos, o que tem sido discutido sobre a forma de ensinar e as licenciaturas. Para a discussão sobre a análise da disciplina Prática de Ensino e o seu real significado para a Licenciatura foi usado um método qualitativo, exploratório e bibliográfico. A visão, desta pesquisa, é a de proporcionar uma maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito e mesclado com informações já publicadas em livros, artigos e periódicos dos últimos anos. Ainda neste trabalho, faz-se outro questionamento, que não nos compete responder, mas que, de certa forma, pelo contexto do escopo desta pesquisa, não poderá ser omitido: “Afinal a quem compete ensinar a ensinar” Será que os atuais formadores estão se entendendo em relação a este problema na formação dos futuros professores Na tentativa de ajudar a minimizar a atual problemática, coube a esta pesquisa a proposta de uma metodologia didática mais adequada que se julga ser um tanto quanto mais apropriada para as atuais licenciaturas. Trata-se de uma proposta renovadora – inovadora que poderá ajudar no processo formativo, especificamente na disciplina de Práticas de Ensino. Ao final deste trabalho será apresentado um exemplo da proposta metodológica. Um “modus operandis” de um único tópico dos tantos ensinados na química do 9° ano. É na verdade o exemplo de uma junção das inúmeras propostas apresentadas por diversos autores para o ensino da química, mas que estão distantes do processo formativo, dentro dos cursos de licenciaturas, por serem apresentadas somente nos cursos de formação continuada.
Palavras Chave
metodologia didática, formação de professores, proposta metodológica.
metodologia didática, formação de professores, proposta metodológica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores