Sexualidade como Tema Transversal: a estruturação da Educação Sexual nos PCNs.
Título
Sexualidade como Tema Transversal: a estruturação da Educação Sexual nos PCNs.
Sexualidade como Tema Transversal: a estruturação da Educação Sexual nos PCNs.
Autor
Ramiro Marinho Costa
Ramiro Marinho Costa
Orientação
Olinda Evangelista
Olinda Evangelista
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho resulta de estudos das políticas nacionais para a educação na década de 1990 e discute sua relação com as orientações emanadas de agências multilaterais - como Banco Mundial, CEPAL, UNESCO - e o modo pelo quais tais políticas foram desencadeadas e consolidadas no Brasil. Indica a importância, entre as diretrizes do MEC, da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e investiga mais detalhadamente a inclusão da sexualidade como um dos Temas Transversais, assim como as concepções de Orientação Sexual e Educação Sexual. A primeira aparece envolta em ambigüidades, podendo ser interpretada como a orientação do desejo que cada pessoa imprime à sua vivência sexual, ou como prática educativa da sexualidade. A segunda é abordada como uma investigação histórico-crítica da sexualidade. Destaca os conteúdos definidos para a orientação sexual, nos PCNs, em três blocos: corpo, relações de gênero e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids. Estes conteúdos não constituem objeto de estudo de uma disciplina, mas, ao contrário, responsabiliza-se todas as disciplinas pela sua abordagem. O texto expõe as bases para o trabalho pedagógico com a sexualidade em transversalidade e extraprogramação, apresentando a conceituação de transversalidade presente nos Parâmetros, assim como outras dimensões escolares da transversalidade.
O presente trabalho resulta de estudos das políticas nacionais para a educação na década de 1990 e discute sua relação com as orientações emanadas de agências multilaterais - como Banco Mundial, CEPAL, UNESCO - e o modo pelo quais tais políticas foram desencadeadas e consolidadas no Brasil. Indica a importância, entre as diretrizes do MEC, da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e investiga mais detalhadamente a inclusão da sexualidade como um dos Temas Transversais, assim como as concepções de Orientação Sexual e Educação Sexual. A primeira aparece envolta em ambigüidades, podendo ser interpretada como a orientação do desejo que cada pessoa imprime à sua vivência sexual, ou como prática educativa da sexualidade. A segunda é abordada como uma investigação histórico-crítica da sexualidade. Destaca os conteúdos definidos para a orientação sexual, nos PCNs, em três blocos: corpo, relações de gênero e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids. Estes conteúdos não constituem objeto de estudo de uma disciplina, mas, ao contrário, responsabiliza-se todas as disciplinas pela sua abordagem. O texto expõe as bases para o trabalho pedagógico com a sexualidade em transversalidade e extraprogramação, apresentando a conceituação de transversalidade presente nos Parâmetros, assim como outras dimensões escolares da transversalidade.
Palavras Chave
sexualidade, PCNs, política educacional, Temas Transversais.
sexualidade, PCNs, política educacional, Temas Transversais.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas