A Construção Social de uma Química Escolar.
Título
A Construção Social de uma Química Escolar.
A Construção Social de uma Química Escolar.
Autor
Rita de Cássa de Almeida Costa
Rita de Cássa de Almeida Costa
Orientação
Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Recuperar o processo de construção da disciplina Química Geral na Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, a partir da organização do ensino industrial no país, nos anos 40, constituiu-se o objetivo dessa dissertação. Através da reconstituição dos currículos formais da escola e das práticas pedagógicas realizadas, buscamos compreender a dinâmica social que faz com que o conhecimento escolar se configure, em um dado momento, de um modo e não de outro. Para tal, levamos em consideração os contextos cultural, sócio-histórico, institucional e biográfico em que a disciplina, em questão, se inscreve.
Recuperar o processo de construção da disciplina Química Geral na Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, a partir da organização do ensino industrial no país, nos anos 40, constituiu-se o objetivo dessa dissertação. Através da reconstituição dos currículos formais da escola e das práticas pedagógicas realizadas, buscamos compreender a dinâmica social que faz com que o conhecimento escolar se configure, em um dado momento, de um modo e não de outro. Para tal, levamos em consideração os contextos cultural, sócio-histórico, institucional e biográfico em que a disciplina, em questão, se inscreve.
Palavras Chave
Escola Técnica, História do Ensino de Ciências.
Escola Técnica, História do Ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas