Resolução de problemas e aprendizagem em Física.

Título
Resolução de problemas e aprendizagem em Física.
Autor
Sayonara Salvador Cabral da Costa
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1997
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A inconformidade de uma professora frente à postura negativa de seus alunos com relação à disciplina de Física e aos resultados insatisfatórios de aproveitamento que eles apresentam motivou esta pesquisa. O estudo foi conduzido através da aplicação de uma metodologia de ensino baseada na discussão de situações problemáticas, onde o professor desempenha um papel fundamental, ao criar situações em sala de aula, que facilitem a (re) construção do conhecimento científico pelo aluno por meio de interações entre seus pares e destes com o professor. Esta metodologia foi utilizada com alunos de 1º e 2º séries do 2o. grau, de uma escola pública de Porto Alegre, durante o ano letivo de 1993. Apresenta-se inicialmente, uma fundamentação teórica relacionando algumas teorias de aprendizagem com o tema "resolução de problemas", seguida de uma revisão da literatura sobre o mesmo tema, ambas subsidiando o planejamento da metodologia de trabalho. Após, descreve-se a implementação da estratégia de ensino utilizada. Foram aplicados pré e pós-testes e entrevistas pré e pós-método. A análise quantitativa dos testes mostrou ganho estatisticamente significativo: por sua vez, a análise qualitativa das entrevistas mostrou-se favorável frente ao método empregado.
Palavras Chave
resolução de problemas, ensino-aprendizagem, teorias da aprendizagem

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método