Museus interativos de ciência: espaços complementares de educação: o surgimento da primeira instituição brasileira.

Título
Museus interativos de ciência: espaços complementares de educação: o surgimento da primeira instituição brasileira.
Autor
Ana Cristina Chaves Costantin
Orientação
Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo consiste numa reflexão e interpretação sobre o papel que os museus interativos de Ciência possuem enquanto espaços alternativos para a alfabetização científica da população. Faz um breve apanhado histórico mundial sobre o surgimento dos primeiros museus de ciência; relata o processo de dinamização que estes museus sofreram, até o aparecimento, na década de 1960, dos primeiros museus interativos de Ciência. Traça um paralelo do surgimento dos museus interativos de Ciência brasileiros; realizando uma retrospectiva histórica e crítica do primeiro museu deste gênero a surgir em nosso país: o Espaço Ciência Viva.
Palavras Chave
alfabetização científica, educação não-formal, museus interativos.

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