Práticas investigativas no ensino de Microbiologia: uma proposta metodológica para iniciação à pesquisa e à docência.
Título
Práticas investigativas no ensino de Microbiologia: uma proposta metodológica para iniciação à pesquisa e à docência.
Práticas investigativas no ensino de Microbiologia: uma proposta metodológica para iniciação à pesquisa e à docência.
Autor
Édila Dalmaso Coswosk
Édila Dalmaso Coswosk
Orientação
Agnela Silva Giusta
Agnela Silva Giusta
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho - Práticas investigativas no ensino de microbiologia: uma proposta metodológica de iniciação à pesquisa e à docência -, nasceu da necessidade de atender o interesse dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na iniciação científica. Seu objetivo geral é contribuir para melhoria da qualidade do ensino de microbiologia na graduação e na formação de professores de Ciências e Biologia, sendo seus objetivos específicos: articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio de práticas investigativas; avaliar a pertinência, os resultados e a aceitação dos processos propostos; criar estratégias de iniciação à docência, ampliando oportunidades de metodologias de ensino diversas; avaliar as práticas docentes propostas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente de pesquisa-ação, realizada no Departamento de Educação da UNEB – Campus X, Teixeira de Freitas-Ba, no componente curricular microbiologia. A equipe de aplicação do produto em foco foi composta pela professora-pesquisadora e três monitoras de ensino da disciplina referida. Os participantes da intervenção pedagógica foram os alunos matriculados em microbiologia, e para avaliar o produto optamos pelo uso de grupo focal, análise documental e observação participante. A proposta foi bem aceita pela maioria dos estudantes, que destacaram a superioridade da metodologia usada em relação a outras, indicando que a aprendizagem foi maior pela necessidade e possibilidade de integrar os conteúdos diversos e pelo potencial de aplicar, em outras situações, os conhecimentos e habilidades adquiridos. Pode-se dizer que um dos maiores méritos obtidos foi a democratização da iniciação científica, que propiciou a criação de estratégias docentes, constituindo-se em exploração de possibilidades que não tinham sido vivenciadas antes e ampliando o nível de consciência dos próprios processos de ensino-aprendizagem. Contudo, houve sugestão de mais tempo para desenvolvimento e atividades educativas relacionadas. Apesar dos resultados positivos alcançados, apontamos vários aspectos do processo que precisam ser considerados, bem como a importância de criar oportunidades para além das condições institucionais, a fim de que uma proposta dessa natureza alcance êxito.
O presente trabalho - Práticas investigativas no ensino de microbiologia: uma proposta metodológica de iniciação à pesquisa e à docência -, nasceu da necessidade de atender o interesse dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas na iniciação científica. Seu objetivo geral é contribuir para melhoria da qualidade do ensino de microbiologia na graduação e na formação de professores de Ciências e Biologia, sendo seus objetivos específicos: articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio de práticas investigativas; avaliar a pertinência, os resultados e a aceitação dos processos propostos; criar estratégias de iniciação à docência, ampliando oportunidades de metodologias de ensino diversas; avaliar as práticas docentes propostas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente de pesquisa-ação, realizada no Departamento de Educação da UNEB – Campus X, Teixeira de Freitas-Ba, no componente curricular microbiologia. A equipe de aplicação do produto em foco foi composta pela professora-pesquisadora e três monitoras de ensino da disciplina referida. Os participantes da intervenção pedagógica foram os alunos matriculados em microbiologia, e para avaliar o produto optamos pelo uso de grupo focal, análise documental e observação participante. A proposta foi bem aceita pela maioria dos estudantes, que destacaram a superioridade da metodologia usada em relação a outras, indicando que a aprendizagem foi maior pela necessidade e possibilidade de integrar os conteúdos diversos e pelo potencial de aplicar, em outras situações, os conhecimentos e habilidades adquiridos. Pode-se dizer que um dos maiores méritos obtidos foi a democratização da iniciação científica, que propiciou a criação de estratégias docentes, constituindo-se em exploração de possibilidades que não tinham sido vivenciadas antes e ampliando o nível de consciência dos próprios processos de ensino-aprendizagem. Contudo, houve sugestão de mais tempo para desenvolvimento e atividades educativas relacionadas. Apesar dos resultados positivos alcançados, apontamos vários aspectos do processo que precisam ser considerados, bem como a importância de criar oportunidades para além das condições institucionais, a fim de que uma proposta dessa natureza alcance êxito.
Palavras Chave
Ensino; Organização Cooperativa; Práticas Investigativas; Microbiologia.
Ensino; Organização Cooperativa; Práticas Investigativas; Microbiologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores