Uma análise do uso de vídeos mono-conceituais como ferramenta auxiliar na tarefa de tornar o aprendizado de física signiticativo.

Título
Uma análise do uso de vídeos mono-conceituais como ferramenta auxiliar na tarefa de tornar o aprendizado de física signiticativo.
Autor
Sabrina Gomes Cozendey
Orientação
Marcelo de Oliveira Souza
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa consiste no desenvolvimento de vídeos mono-conceituais e em uma avaliação do uso destes vídeos como uma ferramenta auxiliar do aprendizado de Física. Os vídeos produzidos apresentam situações envolvendo a Física do cotidiano. Nestes vídeos se buscou aproximar alguns conceitos de Física ao dia-a-dia dos estudantes. Foram desenvolvidos trinta vídeos que enfatizam conceitos de mecânica e termologia. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em três escolas da cidade de Campos dos Goytacazes, localizada na região norte do estado do Rio de Janeiro. Cerca de trezentos alunos participaram da pesquisa, uma parcela desses alunos auxiliaram na preparação dos roteiros, outros atuaram nos vídeos, e a maior parte, correspondendo a dez turmas das três escolas, participou dos testes de utilização destes vídeos. Os resultados obtidos foram positivos, permitindo concluir que se utilizados de forma adequada, estes vídeos podem ser facilitadores da aprendizagem dos conceitos físicos, inclusive permitindo que esta aprendizagem seja significativa.
Palavras Chave
Vídeos educativos, Novas tecnologias, Ensino médio.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos